'
C-Studio
Saiba Mais

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

C-Studio

Aprender pode ser divertido? Veja como

As preocupações ambientais mostram-se cada vez mais relevantes, com medidas e campanhas concretas para que as gerações vindouras lutem pelo “seu” mundo.
02 de dezembro de 2021 às 13:05

Sim, aprender pode ser divertido! E há espaço para incutir nas crianças valores como a preservação do meio ambiente? Claro! Com o apoio dos próprios produtores de materiais. A campanha "Garrafita Verallia vai às Escolas" partilha este espírito de sensibilizar os mais jovens para boas práticas ambientais, de uma forma tão leve, descontraída, divertida e cativante quanto pedagógica.

O projeto de mobilizar as crianças para a importância da sustentabilidade e levá-las mesmo a "educar" os pais nesse sentido, nomeadamente no hábito da correta reciclagem dos materiais, nasceu em 2017. Ganhou novas valências, métodos e ferramentas com a pandemia e é, este ano, alargado aos alunos do 2.º ciclo do ensino básico, com uma componente fortemente digital.

O projeto começou com a sensibilização das crianças desde o pré-escolar para o tema da proteção ambiental e deu a conhecer a Verallia ao público mais novo. Prosseguiu caminho e em 2018 e 2019 tornou-se uma referência na zona centro do país, com as mascotes "Garrafita" e "Boião" a chegarem a largas centenas de crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB).

Boas práticas para um futuro sustentável


Com o novo propósito de "Reimaginar o vidro para um futuro sustentável", são transmitidos às crianças valores essenciais como a necessidade de preservar os ecossistemas, a segurança individual e interpessoal. A Verallia continua assim a reforçar o papel na sensibilização das crianças – do pré-escolar ao 2.º CEB – com a criação de uma plataforma online de acesso comum e outra de acesso reservado aos professores com conteúdos diferenciados e exclusivos em: http://verallia.garrafita.pt/.

O website reúne informação essencial para conhecer a Verallia, o vidro e através da parceria da Sociedade Ponto Verde (SPV) (https://www.pontoverde.pt/). Os vídeos apresentados abordam as boas práticas de reciclagem para a proteção do planeta.

Todas as crianças têm, através das escolas, a possibilidade de participar em atividades de descobertas e aprendizagens desafiantes e divertidas. Para tal, cada professor deverá fazer o registo na "área reservada", na qual terá acesso a conteúdos exclusivos.


Após a participação nas atividades propostas, na área reservada, as escolas poderão receber o e-book da história pedagógica deste projeto, que remete o leitor para o mundo imaginário de uma conversa da personagem principal, uma criança, com a "Garrafita" e o "Boião", as duas mascotes do projeto. Esta história tem autoria do cantor Filipe Pinto e Cristina Nobre, responsável de Marketing e Comunicação Externa da Verallia Portugal.

Hino dá voz à reciclagem


As novidades não ficam por aqui, porque o projeto tem, igualmente, uma canção publicada em vídeo.

O cantor Filipe Pinto aceitou o desafio da Verallia e dá voz ao hino deste projeto. Toda a música aborda a essência da Verallia e o seu cuidado para com o meio ambiente. A sonoridade e o encanto deste hino têm como base os instrumentos musicais que são as garrafas e os boiões de vidro, com o acompanhamento de ukelele e guitarra. Canta-se o vidro enquanto material saudável e 100% reciclável até ao infinito. Este hino apela à colaboração de todas as crianças para a proteção ambiental.

Afinal, reciclar é o primeiro passo – ao alcance de cada um – para um mundo e um futuro mais sustentável.

Desde 1987, instalada em Portugal, em Vila Verde/Fontela, no concelho da Figueira da Foz, a Verallia Portugal é líder no mercado nacional.

A Verallia é líder europeia no mercado de vidro de embalagem, com presença industrial em 11 países, onde detém 32 fábricas de vidro. Conta com 10 000 colaboradores e mais de 10 000 clientes, tendo produzido em 2020 mais de 16 mil milhões de garrafas e boiões de vidro, realizando um volume de negócios de 2,5 mil milhões de euros em 2020.

A Verallia tem demonstrado, nos últimos anos, particular preocupação ao nível da responsabilidade social e ambiental, criando ações de sensibilização para a sustentabilidade que se estendem desde a unidade industrial até ao espaço comunitário.


Partilhar