'
C-Studio
Saiba Mais

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

C-Studio

Intolerante à lactose? Não significa que não possa beber leite

Há perguntas que precisam de resposta urgentemente. Vamos desmistificar esta questão. Há opções no mercado adequadas para intolerantes e que, além disso, mantêm o sabor original.
18 de julho de 2018 às 12:08

Mitos, modas e manias à parte, importa esclarecer um tema que está na ordem do dia. Estima-se que um em cada três portugueses seja intolerante à lactose. Apesar da chuva de informações e opiniões contrárias, ser intolerante à lactose não significa ter de deixar de beber ou usar leite. 

Há alternativas. Para todos os que se preocupam com o bem-estar e para os que não estão dispostos a renunciar ao sabor e à bebida.

Alergia ou intolerância?

Urge esclarecer, desde já, que intolerância à lactose não é sinónimo de alergia ao leite. A alergia é uma reação do sistema imunitário à proteína do leite, que é identificada pelo organismo como elemento agressor. Provoca reações no intestino, na pele e no sistema respiratório. Um indivíduo alérgico à proteína do leite não pode consumir quaisquer produtos lácteos, com ou sem lactose.

A intolerância à lactose resulta da insuficiência de lactase, a enzima responsável por dividir o açúcar naturalmente presente no leite (lactose) em dois açúcares simples (glicose e galactose). Sem essa enzima, a lactose mantém-se intacta na passagem pelo intestino e dá origem a desconfortos abdominais em maior ou menor grau. Esta condição não envolve o sistema imunológico. Basta optar por produtos sem lactose para resolver a questão.

Laticínios são importantes

Na roda da Dieta Mediterrânica, deve consumir laticínios duas vezes por dia. Dê preferência a laticínios magros. Estes alimentos contribuem para a boa saúde dos seus ossos.

Para conseguir a mesma quantidade de cálcio, presente num copo de leite, noutros alimentos – como vegetais de folha escura, leguminosas, frutos secos ou cereais –, teria de os consumir em doses XL, uma vez que a biodisponibilidade dos mesmos é baixa, isto é, a capacidade que o organismo tem de absorver, neste caso, o cálcio nos produtos vegetais.

Sem lactose, mas com o mesmo sabor

Ser sensível ou intolerante à lactose não é motivo para dizer adeus aos laticínios. As alternativas no mercado são cada vez mais. Por exemplo, o Pingo Doce tem à disposição uma grande variedade de produtos "0% lactose" da gama Pura Vida (a gama de produtos para alimentação especial do Pingo Doce). Pode encontrar leite, iogurtes, queijos, natas, bolachas, gelados, esparregado, e até sobremesas, como arroz-doce, a preços apetecíveis.

O gelado sem leite é, segundo Susana Pasadas, coordenadora da equipa de nutrição do Pingo Doce, uma excelente opção para quem procura gelados sem ingredientes de origem animal, mas também para quem por restrição ou necessidade limita a lactose.

Resumindo, os produtos sem lactose podem ser igualmente saborosos, ter o mesmo teor de cálcio e as mesmas calorias dos homólogos com lactose. A diferença é que estão adaptados para quem tem dificuldade em digerir o leite "normal".

Intolerante ou não, é possível beneficiar da crescente diversidade de produtos existentes no mercado e trocar as voltas à lactose sem fazer uma tempestade num copo "de leite".

Leia também
Partilhar