
Limpar o frigorífico é uma tarefa que requer bastante atenção. É aconselhável limpar estes espaços com frequência para manter os alimentos frescos e garantir que estão adequados para consumo, fazendo uma limpeza mais profunda sempre que necessário e/ou pelo menos uma vez por ano.
Manter o frigorífico limpo e organizado não só contribui para a segurança alimentar, como também facilita o acesso imediato aos alimentos, otimiza o espaço, melhora a eficiência energética e prolonga a vida útil deste eletrodoméstico essencial.
Uma rotina de limpeza regular e a correspondente organização do frigorífico são hábitos saudáveis que beneficiam tanto a sua família como a sua cozinha.
Siga os conselhos da Mercadona (é muito mais fácil do que parece):
1. Primeiro retire os alimentos e guarde-os num saco térmico para conservar os frescos.
2. Aproveite o momento e verifique as datas de validade dos produtos.
3. Desligue o frigorífico/congelador da corrente elétrica, retire todas as gavetas, prateleiras e outros elementos removíveis, proceda à sua limpeza e utilize os produtos e as dicas da Mercadona.
4. A boa notícia? Só precisa de quatro produtos!
Passo a passo
Comece por diluir o spray Tira Gorduras da Mercadona sem espuma em 2l de água. Depois, humedeça o pano para iniciar a limpeza ou use a esponja de limpeza delicada para a sujidade mais dificil. De seguida, limpe com o pano humedecido só com água e seque com o rolo de cozinha absorvente.
Além disso, a Mercadona partilha ainda alguns conselhos de como melhor conservar e organizar os alimentos. Planifique a disposição dos alimentos em função das suas necessidades de temperatura e conservação:
Frigorífico
• Zona de cima: aproveite a zona de cima para armazenar enchidos, refeições cozinhadas, pré-cozinhados, ou conservas abertas.
• Zona do meio: reserve esta zona para os lácteos (leite, queijos frescos e iogurtes), assim como para os ovos.
• Zona de baixo: coloque na parte inferior carnes, aves e peixe.
• Gavetas de frutas e legumes: utilize as gavetas preparadas para a fruta e legumes na zona de baixo do frigorífico, para manter estes alimentos frescos e separados dos restantes.
• A porta é a zona menos fria e com mais variações de temperatura. Ideal para molhos, manteiga, doces, refrigerantes... e, no geral, produtos que não precisam de uma conservação demasiado rigorosa.
Congelador
• Primeira gaveta: utilize a primeira gaveta para os alimentos que vai consumir primeiro ou com mais frequência, como por exemplo pratos cozinhados, gelados ou gelo.
• Outros compartimentos: no resto dos compartimentos, atribua espaços separados por grupos, nomeadamente peixes, carnes, aves, legumes, pão, entre outros.
Limpe e organize o frigorífico com os produtos e dicas da Mercadona, para uma vida mais fácil, saudável e feliz para toda a família.