
Menstruação, menopausa, ciclo, meios contracetivos… o que têm em comum todos estes temas? Várias coisas: primeiro, todos eles são relacionados com a sexualidade e com a intimidade; depois, todos eles se relacionam com a mulher; por último, todos eles são, ainda, tabu.
Falar sobre corrimento, menstruação, alterações hormonais, é algo privado e, ainda, desconfortável, o que perpetua os mitos que há sobre a zona íntima feminina. Não é fácil quebrar a corrente, mas é necessário que, entre mães e filhas e entre amigas, o assunto seja abordado como deve ser: de forma descomplicada, sem medo de dúvidas e pedindo conselhos. Conhecer o teu corpo e as suas necessidades é meio caminho andado para saberes como tratar de ti e como protegeres a parte mais íntima do teu corpo. Se nunca falaste de higiene íntima com ninguém, descobre aquilo que não podes deixar de saber (e de contar às amigas).
Os cuidados da zona íntima devem ser incutidos desde tenra idade. No entanto, é preciso ter em atenção que os produtos de higiene íntima não são generalizados: há produtos específicos para a higiene íntima das meninas, que previnem irritações e hidratam, e que devem sempre ser de lavagem suave. Estes produtos devem ser utilizados uma vez por dia e devem estar associados a outros cuidados, como o uso de roupa interior adequada e a sua mudança regular, ou limpar-se sempre da forma mais correta quando se vai à casa de banho (da frente para trás). As mães não devem esconder das crianças os seus hábitos de higiene, até porque sabemos que elas aprendem muito por imitação!
Saforelle Miss Higiene Íntima e Corporal é especialmente adaptado às necessidades das mais pequenas, formulado sem sabão, contém Althaea officinalis e extrato natural de Bardana que possui propriedades calmantes e suavizantes.
Em primeiro lugar, é preciso desmistificar: o odor vaginal não é sinónimo de uma doença. É natural que haja odor, numa zona húmida e na qual se libertam secreções. Mas, se cada mulher pudesse escolher, escolheria não o ter, certo? Não havendo a necessidade de o eliminar, há formas de o minimizar.
Para que não haja nem odor, nem desconforto, é preciso escolher aliados que tenham em conta a sensibilidade da zona íntima. A Saforelle® acaba de lançar a nova Solução de Lavagem Frescura, para usar diariamente na lavagem da zona íntima, e que traz uma sensação de conforto, frescura e neutralização dos maus odores, mesmo para a pele mais sensível. Este novo aliado contém bardana, uma planta conhecida pelas propriedades calmantes e suavizantes.
O cuidado da zona íntima deve fazer-se no máximo duas vezes por dia. Se excederes a lavagem de manhã e à noite, podes estar a comprometer a flora vaginal, destruindo a barreira protetora! Mas há outros cuidados que podes (deves!) ter: trocar todos os dias de roupa interior, privilegiar roupa de algodão, não usares roupas apertadas. Parecem pequenos gestos, mas a tua zona íntima agradece o cuidado!
O período menstrual é, por si só, uma altura mais sensível, com desconforto e dores. É, também, uma das alturas em que se devem ter mais cuidados específicos para a zona íntima, para evitar sobressaltos. Um dos principais cuidados tem a ver com a proteção que usas: quer optes por penso descartável ou reutilizável, tampão ou copo menstrual, deves sempre trocá-los de forma regular (ou, no caso do copo, lavá-lo), para evitar irritações ou infeções!
Fazer ou não a depilação é ainda, mais do que uma escolha, um debate. Devemos ou não fazê-lo? É benéfico ou prejudicial? Não há evidência científica nem contra, nem a favor. Trata-se, em última análise, de uma escolha tua, da forma como te sentes mais confortável. Mas, se optares pela depilação na zona íntima, quer parcial quer integral, tens de ter cuidados especiais em cada método! Por exemplo, se escolheres a cera quente, tens de te certificar da temperatura, para evitar queimaduras; se optares por lâmina, tens de ter cuidado para não te cortares e usares sempre lâminas novas, para não correres riscos de infeções por micro-organismos.*
Para acalmar irritações, o Creme Calmante Saforelle é o amigo mais do que perfeito para a tua zona íntima. Acalma a sensação de calor, diminui a irritação e hidrata a pele. Podes usá-lo quando sentires algum desconforto. Mas atenção! A melhor amiga da tua zona íntima… és tu! Se sentires que há alguma alteração de cheiro, aspeto, ou se sentires desconforto, irritação ou comichão, deves consultar um ginecologista, falar-lhe das tuas rotinas e perceber se é ou não necessário tratamento.
*https://www.lusiadas.pt/blog/prevencao-estilo-vida/saude-mulher/perigoso-fazer-depilacao-integral-zona-intima