
Depois de sete anos sem trabalho regular em televisão, com apenas dois pequenos papéis em séries, o ator Vítor Emanuel estava à beira do desespero. Pai de duas crianças pequenas, com uma família para sustentar, viu-se obrigado a, durante um ano e meio, ir trabalhar para as obras, como servente de pedreiro, para sobreviver.
Só que no dia 22 de janeiro de 2021 tudo mudou. O ator, numa entrevista à revista 'TV Guia', relembra que "chovia torrencialmente" e o inesperado aconteceu. Tocou o telefone e era... Cristina Ferreira a fazer-lhe um convite. Só que videochamada, que no fundo era quase um entrevista de emprego, foi das coisas mais cómicas que se pode imaginar. Vítor conta todos os pormenores à revista que está nas bancas, sobre como nasceu José Carlos Peixoto, o empreiteiro mais aldrabão da fictícia aldeia da Bela Vida.
Quem é que o foi buscar para 'Festa É Festa'? Foi o Joaquim Nicolau?
Não. Recebi uma chamada da TVI. Foi uma cena meio hollywoodesca. No dia 22 de janeiro de 2021, recebo uma chamada de um número que não tinha. Chovia torrencialmente e disseram-me que era da TVI e que a administração queria falar comigo. Disse que se era para estarem com brincadeiras não valia a pena. Perguntaram-me se tinha Zoom. Disse que tinha Skype e voltei a perguntar se estavam a gozar comigo. Não percebi logo o momento de oportunidade que estava a acontecer. Lembro-me de estar em casa, meio em pandemia, pegar num cigarro, vestir o meu blusão da Disney, de quando apresentava o Clube Disney, em 1992, e ir fumar para a varanda da sala. Levei o telemóvel e os phones. Recebo a chamada e estou convencido de que é palhaçada. De repente abro o Skype e aparece-me a Cristina Ferreira e o João Patrício. Eu, com a cena da Disney vestida, de olheiras e a fumar um cigarro. Eles veem-me e começam às gargalhadas.
E o que é que a Cristina lhe disse?
"Temos aqui um projeto, uma cena muito fixe para ti." Estava a ver as pessoas, sabia com quem estava a falar, mas o meu subconsciente manteve-me na dúvida. Foi ao ponto dos dois, do lado de lá, me terem dito: "Tu não pareces muito feliz." Eu disse-lhes que, honestamente, não estava à espera.
Leia a grande entrevista ao ator na edição desta semana da TV Guia, já nas bancas, ou aqui.