
Para os programas de Cristina Ferreira há uma palavra que não escapa: investir.
A directora dos departamentos de Entretenimento e Ficção da TVI vai ter uns meses em grande. Primeiro vai estrear o polémico 'All Together Now'. O programa que envolve 100 figuras públicas que aprovam ou desaprovam os candidatos a viverem do mundo da músicao nunca chegou à DGS para aprovação, tendo gerado por isso muita polémica pela aparente falta de cumprimento das regras contra a Covid-19.
O investimento na construção do cenário foi muito grande, face às modificações que teve que levar por causa da pandemia. Ao contrário do original – um formato da BBC – foram construidos acrílicos entre os jurados, que estarão a fazer as suas avaliações sem máscara.
A protecção dos concorrentes e jurados foi uma garantia da estação, que estabeleceu um plano de contingência, mas que levou a que o investimento inicial subisse brutalmente, face às mudanças que tiveram que existir.
Mas o grande fosso de dinheiro neste momento da TVI chama-se 'Cristina ComVida'.
O programa que vai ser gravado onde era feito o antigo 'Big Brother', na Venda do Pinheiro, está a obrigar a mudanças radicais na casa. As obras começaram há mais de um mês e apesar de algumas zonas e estruturas terem sido reaproveitadas – como o sistema eléctrico, a zona da piscina e o exterior – quase tudo o resto está a ser refeito.
Recordamos que 'Cristina ComVida' é um talk show, inspirado no programa da brasileira Tata Werneck, 'Lady Night', mas que terá uns extras. E esses extras é que estão a obrigar a grandes mudanças. Querendo que o estúdio pareça uma casa mais moderna, a directora está não só a mudar a decoração da casa, como toda a estrutura, que agora além das habituais divisões (quarto, sala de estar, cozinha, sala jantar), vai contar ainda com uma horta, um walking closet... e um segundo andar, além de uma zona de churrascos.
A ideia é levar três convidados. O programa poderá ser temático – casamentos, Natal, Páscoa – ou serão três convidados ligados entre si por algum elo: amizade, trabalho... e contará sempre com um grupo musical que animará os 90 minutos de programa. A que se junta um comediante para um pequeno monólogo. Cristina estava empenhada em ter como trunfo Fernando Rocha mas a nega do humorista fê-la virar-se para Eduardo Madeira.
'Cristina ComVida', será diário, estará no ecrá entre as 18h30 e as 20 horas – para combater o ?Preço Certo', de Fernando Mendes – e promete conversas intimistas ou polémicas num cenário que poderá ter a decoração mudada por causa dos convidados. Além disso, a apresentadora promete autopromover programas da estação, obras teatrais, cinema e música... como Tata Werneck faz no Brasil.
Tudo isto está a levar a um gasto de milhares, quer com decoração quer com as obras, uma vez que Cristina Ferreira já disse que quer estrear o programa no final de abril.