
Manuel Luís Goucha, o apresentador de 70 anos de idade, admitiu há dois anos viver em constante sobressalto e sentir terror sempre que o telefone tocava. Tocou hoje, dia 10 de agosto, e com a má notícia que mais temia. A mãe, Maria de Lourdes Sousa, faleceu aos 101 anos.
Há dois anos, num dos raros momentos em que falou da sua intimidade, Goucha desabafou ter uma preocupação diária, atendendo à idade da mãe e aos seus problemas físicos. O sobressalto devia-se à saúde da senhora, Maria de Lourdes, e era um desassossego constante, como foi confidenciado pelo próprio comunicador.
"A minha mãe está com 99 anos (2022) e se está com 99 já não terei muitos natais com a minha mãe", disse com uma lucidez exemplar à revista 'TV 7 Dias' quando questionado sobre os seus planos para este Natal. Explicou que já há uns anos que desistiu de viajar no Natal, algo que fazia sempre, por causa da saúde e da idade da progenitora. E explicou porquê: "Quando se tem uma mãe com 99 anos, todos os dias quando toca o telefone, eu penso… terá acontecido alguma coisa?", disse esconder a preocupação não o abandonava.
Apesar de os dois terem uma relação umbilical pautada pelo amor e humor (como nos episódios em que dizia estar pobrezinha, lhe pedia aumento de mesada e argumentava que ia para as revistas dizer que ele não lhe dava, quando tinha todas as despesas garantidas), Manuel Luís Goucha não escondeu do seu público ter sido doloroso quando teve que cuidar da mãe doente na sua intimidade: "Achei que a estava a violentar". Numa entrevista com Cândido Mota no programa ‘Goucha’, o apresentador confidenciou que a minha mãe atravessou "uma fase muito complicada" e que tudo fez para lhe dar ânimo e vida: "Acho que a minha mãe é tudo o que ela é e tudo o que inventei para ela para a tornar numa supermulher".
"Um dia tive de a levar a casa de banho e desabei. Desabei porque não era suposto um filho levar uma mãe à casa de banho, porque é uma coisa muita íntima. Não deixei de o fazer, mas achei que a estava a violentar", explicou Goucha.