
André Ventura está a ser alvo de chacota nas redes sociais depois de ter publicado um vídeo a indignar-se contra Marcelo Rebelo de Sousa, acusando o Presidente da República de ir "a uma festa de hambúrgueres" na Alemanha "à conta dos nossos impostos".
"Agora digam-me o quão ridículo isto é", atirou.
Acontece que o evento anual 'Bürgerfest', no qual Marcelo Rebelo de Sousa irá marcar presença, trata-se de um encontro para honrar o trabalho voluntário e promover o envolvimento cívico dos cidadãos. Sim, porque "Bürger", em alemão, significa "cidadãos" e não hambúrgueres, como explica uma simples pesquisa no Google.
"Vergonha alheia" foi um dos muitos comentários que se multiplicaram nas redes sociais em reação ao vídeo e à publicação de Ventura na rede social X, que entretanto o líder do Chega se apressou a apagar.
Uma nota publicada no site da presidência da República refere que Marcelo Rebelo de Sousa “realizará uma Visita Oficial à Alemanha, entre os dias 11 e 13 de setembro, a convite do seu homólogo alemão, Presidente Frank-Walter Steinmeier” e “será recebido no Palácio Bellevue, onde haverá uma reunião de trabalho entre os dois Chefes de Estado, bem como estará presente no “Bürgerfest” – “Festa dos Cidadãos”– que se realiza anualmente nos jardins da residência oficial do Presidente Federal.