'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Luxos

Com capela e ginásio! Vladimir Putin abre portas ao seu apartamento junto ao Kremlin, mas os filhos vivem escondidos num verdadeiro palácio

Presidente russo mostrou-se mais aberto e deu um vislumbre do seu lado mais privado ao abrir a porta do apartamento onde passa mais tempo, junto ao Kremlin. No entanto, esta será, na verdade, a sua casa mais modesta, pois um mundo de luxos está escondido em verdadeiros palácios, onde residem os filhos. Extravagâncias à la Putin!
Por Rute Lourenço | 06 de maio de 2025 às 18:47
Com capela e ginásio! Vladimir Putin abre portas ao seu apartamento junto ao Kremlin, mas os filhos vivem escondidos em verdadeiro palácio palácio
Vladimir Putin
A casa de Vladimir Putin
A casa de Vladimir Putin
pub
A casa de Vladimir Putin
A casa de Vladimir Putin
A casa de Vladimir Putin
pub
A casa de Vladimir Putin
Vladimir Putin
A casa de Vladimir Putin
A casa de Vladimir Putin
A casa de Vladimir Putin
A casa de Vladimir Putin
A casa de Vladimir Putin
A casa de Vladimir Putin

O lado mais privado de Vladimir Putin, de 72 anos, sempre suscitou grande curiosidade, no entanto, o presidente russo blinda muito essa parte da sua vida e, apesar da elevada especulação, raramente desvenda o que se passa para lá da porta da sua casa. No entanto, há exceções. Talvez na tentativa de se mostrar mais próximo do público, Putin abriu as portas do apartamento onde passa a maior parte do tempo, junto ao Kremlin, para que as pessoas possam ver um pouco daquilo que é o seu lado mais privado.

O raro vislumbre da vida pessoal foi dado ao jornalista Pavel Zarubin, que trabalha para o canal do Estado Chanel One. Nas imagens, os dois vão percorrendo as várias divisões da casa. Na sala, em tons de dourado e branco, pode ver-se um piano de cauda, no qual o presidente admite raramente tocar. E na cozinha, Putin abre o frigorífico para confidenciar que Kefir - uma bebida fermentada - é o seu prazer de todas as manhãs.

A casa conta ainda com um ginásio, onde o líder russo coloca o exercício em dia e uma capela, mas tem apenas dois quartos, o que claro está não seria suficiente para albergar a família de Putin, que não mistura trabalho e lazer. 

Aliás, este será apenas um dos muitos apartamentos que Putin terá e, provavelmente, um dos mais modestos, com imagens aéreas recentes a revelarem um verdadeiro Palácio, que lhe servirá de quartel general do seu clã.

A cass de Putin
A cass de Putin

Apesar de entreabir a porta de casa, na prática, toda a sua família está blindada e sobre esse lado é que pouco ou nada se sabe, a começar pelo número de filhos que tem. Investigações recentes sugerem que só da relação com a premiada ginasta Alina Kabaeva, de 41 anos - nunca assumida publicamente - o prsesidente russo terá dois rapazes, de 6 e 10 anos, que viverão como príncipes, vigiados permanentemente pelo Serviço Federal de Proteção. 

De acordo com as informações que vieram a público, os dois são criados como príncipes e numa espécie de bolha, protegidos de tudo e todos. O contacto com o mundo exterior, afirma-se, é reduzido. Apesar dos professores contratados e pagos a peso de ouro para que nada lhes falte, nunca frequentaram um jardim de infância e vivem em palácios, que são propriedade do presidente russo, afastados tanto dos perigos como da vida real.

Putin raramente abre o jogo sobre a vida privada, mas recentemente confirmou a existência de mais descendência, numa breve referência à sua prole.

"Alguns dos membros da minha família, os mais pequenos, também falam chinês — falam-no fluentemente", disse o político aos alunos de uma escola secundária na Rússia, confirmando que os dois filhos mais novos estão a ser criados para terem uma formação escolar acima da média, num mundo em que luxos não lhe faltam.

As crianças não se deslocam de outra forma que não em jatos privados, helicópteros, iates ou outros meios de transporte particulares e, conta-se, o máximo de liberdade que têm é uma temporada por ano numa estância de esqui. De resto, mantêm-se vigiados dia e noite, criados por professores, amas e empregados da confiança do pai, que raramente vêem, porque os protocolos de segurança são rígidos.

A mulher de Putin, Alina Kabaeva
A mulher de Putin, Alina Kabaeva

No meio disto tudo, há ainda uma outra filha, Elizaveta Krivonogikh, que é fruto de um affair com uma empregada de limpeza, de nome Sveltana.Elizaveta Krivonogikh O Kremlin desmentiu tudo, mas neste caso as contas bancárias da mãe da jovem revelaram uma história diferente, com a mãe de Elizaveta a ter um pós-parto radioso que a tornou, de um dia para o outro, acionista do Banco da Rússia e proprietária de vários apartamentos e de um iate. Há quem diga, no entanto, que Elizaveta é a grande dor de cabeça do pai. Quando foi descoberta por um jornal russo, a jovem não mostrou estar minimamente preocupada com as consequências de ser filha de Putin e garantiu que não planeava mudar um centímetro a sua vida. E na verdade cumpriu a promessa. Enquanto os irmãos estão trancados num palácio, ela já fez as malas da Rússia para dizer 'olá' à boa-vida europeia. De acordo com o canal ucraniano 1+1, vive agora em Paris, onde é DJ, estuda na universidade e disfarça-se sob o nome falso de Luiza Rozova.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável