
Hoje, mãe e filho [sim, filho] voltaram a ter uma relação saudável e de grande cumplicidade. Mas nem sempre foi assim, pois Gretchen não poderia ter reagido pior quando descobriu que a filha, Thammy Miranda, afinal gostava de mulheres. Chegou a bater-lhe e a levá-la a um padre para "reverter" a sua orientação sexual.
Em 'Thammy: Nadando Contra A Corrente', o filho da cantora faz várias revelações sobre sua vida. Nesse livro, descreve, com detalhes, o momento em que a mãe descobriu a verdade sobre a sua sexualidade.
Na época, Thammy tinha apenas 16 anos e estava apaixonada por uma mulher. Quando Gretchen descobriu o romance lésbico da filha, a sua reação não foi nada pacífica. "Gretchen deixou descer pelas mãos toda sua decepção, sua revolta. Sua mente estava turva, encharcada de decepção. Não tinha recursos, não tinha mais palavra que dessem conta do que sentia. Restava o gesto bruto. Pegou Thammy pelos cabelos e a atirou violentamente contra o chão. A raiva era tanta que ela poderia ter feito pior; com dificuldade, conseguiu segurar-se", lê-se no referido livro.
"Gretchen deixou descer pelas mãos toda sua decepção, sua revolta. Sua mente estava turva, encharcada de decepção. Não tinha recursos, não tinha mais palavra que dessem conta do que sentia. Restava o gesto bruto. Pegou Thammy pelos cabelos e a atirou violentamente contra o chão. A raiva era tanta que ela poderia ter feito pior; com dificuldade, conseguiu segurar-se", lê-se no referido livro.
"Mas nenhum tipo de agressão física poderia doer mais do que a única frase inteira que Maria Odete [Gretchen] conseguiu dizer: Eu preferia ter uma filha morta do que uma filha sapatão", revelou Thammy. Atualmente, 20 anos depois da revelação, Gretchen e Thammy [que se submeteu a várias cirurgias para mudar de sexo] ultrapassaram todas as divergências. Ele é um homem casado e Andressa Ferreira a nora adorada da cantora brasileira.