
Para milhões de pessoas a época natalícia não é a mesma sem o clássico de Natal, 'Sozinho em Casa', o filme interpretado por Macaulay Culkin em 1990. Mas do que é feito do ator deste grande clássico?
É de conhecimento geral que a vida de Macaulay Culkinnão não foi tão radiante e feliz como era expectável. O jovem passou mesmo por momentos muito difíceis.
Antes de ser estrela de cinema, Macaulay Culkin dividia o quarto com os seus seis irmãos. Depois de ganhar milhões de euros durante cinco anos, mesmo assim, o pai, que também tinha sido ator mas que acabou por se reformar antes de os filhos nascerem, obrigava-o a dormir no sofá, afirmando sempre que era para a fama não lhe subir à cabeça.
Em várias entrevistas sobre a infância, Macaulay Culkin chegou a afirmar que o pai tinha inveja dele: "Ele era muito invejoso. Tudo o que ele tentou fazer durante a vida toda, eu consegui antes dos 10 anos de idade.", partilhou ao podcast de Marc Maron.
E a sua vida também ficou marcada pela tragédia familiar. A sua meia-irmã, Jennifer Adamson, morreu de overdose e mais tarde outra irmã morreu num acidente de carro.
Com o sucesso dos dois filmes - passam ambos entre hoje e amanhã na SIC - Macaulay reformou-se aos 14 anos e nomeou o seu contabilista como guardião geral da sua conta bancária, visto que os pais estavam em processo de divóricio e queriam ficar com os lucros da criança, na altura. "O meu pai era um homem abusivo. Não tanto de modo físico, embora tenha existido um pouco disso, mas mais a nível mental.", confirmou numa entrevista à revista Time.
"Eu pedia-lhe descanso, queria ir de férias pela primeira vez na vida, e ele não parava de assinar contratos para mais filmes. Ninguém me ouvia. O meu pai tinha uma cama gigante e uma televisão enorme e fazia-me dormir com o meu irmão no sofá. Então eu decidi reformar-me para desaparecer do planeta Terra", acrescentou.
No início dos anos 2000, Macaulay Culkin voltou aos grandes ecrãs, mas não por causa de filmes mas sim nos noticiários porque estava com problemas de drogas,principalmente marijuana e tranquilizantes, e álcool. Como consequência também teve problemas com a polícia, sendo preso em 2004.
Felizmente, o ator conseguiu recuperar, em fevereiro desse ano. Numa entrevista para a revista Esquire, abordou o tema delicado: "Eu brinquei com o fogo, acho que é a melhor maneira de dizer", explicou, apontando também que felizmente nunca precisou de se ninternar numa clínica de reabilitação.
"Eu não seria a pessoa que sou hoje se nunca tivesse usado drogas na vida. Eu tive algumas experências esclarecedoras com as drogas mas também é tudo estúpido. Mas para além do relaxante muscular ocasional, não eu não uso drogas por lazer. São como velhos amigos, mas às vezes tu superas os teus amigos", acrescentou o ator.
Atualmente a estrela está longe dos vícios. Aos 42 anos, Macaulay Culkin, está noivo da ex-atriz da Disney, Brenda Song, e em abril de 2021, tiveram uma filha chamada Dakota.
A nível profissional, Macaulay Culkin participou em 2021 na série de sucesso, 'American Horror Story', em que desempenhou alguns papéis importantes. Tem desenvolvido também algumas campanhas publicitárias.