
O debate entre André Ventura, líder do Chega, e Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, foi marcado por trocas de acusações e vários despiques.
Enquanto debatiam o problema do acesso à habitação, André Ventura fez uma declaração que gerou polémica e está dar muito que falar: "A minha casa tem 30 metros quadrados, não é um palacete como os do Bloco". O líder do Chega fez questão de repetir a frase várias vezes mas, não tardou muito, para vir desmentir o que tinha dito no confronto com Mortágua.
No programa de Júlia Pinheiro, nesta terça-feira, 22, André Ventura admitiu que tinha cometido um "lapso". "Enganei-me, foi um lapso mesmo, são 70 [m2], mas é um T1. O closet é pequeníssimo, um armário pequenino para a minha roupa". Face à confissão de Ventura, a apresentadora, Júlia Pinheiro mostrou-se chocada: "O André mentiu", disse de boca aberta.
André Ventura tentou justificar o erro afirmando que a casa é, na verdade, da sua mulher, porém uma declaração entregue ao Tribunal Constitucional, em 2021, a propósito das eleições à Presidência da República em que o líder do Chega foi candidato, indica que a sua morada fica num condomínio de luxo situado no Parque das Nações, com piscina e segurança 24 horas por dia.
A casa do dirigente partidário, localiza-se numa freguesia onde o valor do metro quadrado ronda os 6 mil euros, pelo que, apenas um T0 pode estar à venda por 400 mil euros. Sabe-se também que no condimínio em questão não há nenhuma habitação com menos de 78 metros quadrados.
Vejas as fotos do condomínio de luxo onde vive André Ventura: