
Todos os anos a Marktest faz uma lista de 150 figuras públicas e influenciadores digitais que são considerados os mais influentes e aqueles que maiores paixões despertam nos consumidores portugueses.
Este ano a lista está cheia de surpresas. É que, logo à cabeça, com maior empatia e notoriedade (reconhecimento do público) estão três novidades: a 'chef' televisiva Filipa Gomes, do canal '24Kitchen', o ator Nuno Lopes e o humorista Luís Franco-Bastos.
É verdade, estes três são pessoas em quem os portugueses confiariam na hora de decidir comprar um carro, um shampoo ou uma escova de dentes. O estudo contou com uma amostra de 1200 entrevistas e Filipa, Nuno e Luís são mesmo os novos "queridinhos" de Portugal, de entre uma lista de 150 famosos.
Além destes, há surpresas no ranking dos favoritos do público lusitano. Também com um registo de empatia acima da média estão as influenciadoras digitais Vanessa Alfaro, Adriana Silva e Catarina Filipe, que "embora não tenham registos elevados de notoriedade global junto do grande público, estas personalidades têm a capacidade de suscitar uma forte ligação com os seus seguidores", explica a Marktest.
OS IMBATÍVEIS DO COSTUME
Mas os reis da popularidade continuam a ser o apresentador Manuel Luís Goucha (considerado o segundo mais honesto), o comediante Ricardo Araújo Pereira, a designer e influenciadora digital Madalena Abecasis, a modelo Margarida Corceiro na área da juventude e Ruy de Carvalho na da terceira idade (neste estudo catalogada como "maturidade").
A morder os calcanhares de Goucha na área da apresentação está só Vasco Palmirim ('Porquinho Mealheiro', RTP1). No setor da comédia, só César Mourão faz sombra ao "dono" do formato 'Isto é Gozar com Quem Trabalha', na SIC, Ricardo Araújo Pereira. Ana Garcia Martins, 'A Pipoca Mais Doce' é batida na área da influência digital pela colega Madalena Abecasis