
O Natal de Felipe VI e Letizia é sempre um momento especial, mas ao contrário de muitas outras famílias, não simboliza um grande momento de união, em que todos se sentam à mesa. Conhecida são as zangas da rainha espanhola com a família do marido, o que faz com que, normalmente, em Zarzuela, só jantem os reis, as duas filhas, os pais de Letiza e a rainha Sofia, que este ano não estará presente e passará a quadra com a sua irmã.
De acordo com a imprensa espanhola, a tensão tem dominado os momentos desta quadra festiva, que este ano fica marcada por uma cena de gritos no Palácio, por Letizia a recusar-se sentar à mesa com qualquer membro da família do marido, seja na véspera ou no almoço de Natal.
Conhecida por ter mão de ferro e ser intransigente em relação àquilo em que acredita, fontes dão conta à imprensa espanhola de que tudo nesta quadra é feito à medida da rainha, com uma ementa de calorias comedida e as pessoas que quer à mesa. Exigências que enfurecem cada vez mais Felipe, num ano particularmente duro, em que viu expostos os rumores de traição da mulher com o ex-cunhado, Jaime del Burgo.
E se antes, Felipe mostrava muita paciência para as atitudes de Letizia, esta também se está a esgotar, com o rei a pagar na mesma moeda. Por isso, já fez saber que este ano assim que acabe o jantar vai imediatamente à residência oficial da sua mãe para aquelas que consideram ser as verdadeiras tradições natalícias, deixando Letizia em Zarzuela. Depois disso, os dois vão à Missa, algo que cumprem ano após ano.
Antes disso, é tempo para o tradicional discurso do rei aos espanhóis, que está marcado para as 21h00 desta véspera de Natal.