
A novela de Maria Manuela Gomes, 20 anos, a rapariga da aldeia de Estela, na Póvoa de Varzim, acabou na casa mais vigiada de Portugal. Baralhados? Não, falamos de Marie, o alter-ego de Manuela, que voltou ontem à noite a habitar o quarto (que não é alugado, como gosta de cantar o ex-concorrente Jorge Guerreiro) no planeta La Vie de Marie. Onde? No ciberespaço.
À saída do estúdio da Venda do Pinheiro, na Malveira, depois dos abraços e beijinhos da apresentadora Cristina Ferreira e do cumprimento especial da comentadora Marta Gil, que a apoia na sua diferença, a expulsa da casa na última gala do 'BBF2', na TVI, Marie passou pelos jornalistas, que entrevistavam uma familiar de outro concorrente (depois de os seus se terem reiteradamente recusado a falar à imprensa) e disse, no seu estilo muito peculiar: "Não tenho nada 'pa' falar 'pa' esta gente". Disparou, com o seu típico sotaque nortenho e rumando à saída, seguida pelo seu frenético e orgulhoso séquito de familiares, fãs e amigos.
Minutos antes da filha pródiga, prestes a sair da casa do 'BBF2' e prontinha para regressar ao seu mundo de fantasia e ao seu quarto mágico de La Vie de Marie, Martinho Gomes, o pai da ex-concorrente, pediu respeito pela jovem. Explicou ser o único que se importava com ela, assumindo algum abandono por parte de outros familiares, que não a compreendem, e chegou mesmo a compará-la à Revolução dos Cravos, que em 1974 libertou o povo português da ditadura do Estado Novo.
"SOU O ÚNICO QUE A TENTA PERCEBER"
"Por acaso queria levar a minha filha para casa. Custou-me muito esta semana. Há pessoas que falam que não deviam de falar. Ou então para julgar, julgavam por aquilo que a minha filha está a fazer lá dentro. Dizem coisas que não sabem e querem adivinhar", defendeu, nervoso, o açougueiro da Póvoa de Varzim.
E com o microfone em punho na mão, qual nova arma do povo revolucionário, continuou: "Ainda hoje ninguém falou quem é a minha filha. Ela não está a imitar ninguém, não está a vestir nenhuma capa. Ela só tem 20 anos, é genuína. Não em maldade nenhuma e hoje estou todo contente por ela sair".
De uma coisa Martinho Gomes tem certeza absoluta: "Ela sabe o pai que tem e eu todos os dias que a vejo sei o que ela estava a sentir. Sou a única pessoa que ainda tento saber alguma coisas dela. Ela tem outra parte que a gente não sabe. As pessoas deviam ter mais cuidado em falar, em julgar antes".
UM PAI SEM VERGONHA: "ELA É ASSIM..."
Martinho Gomes vai mais longe e classifica a filha como uma autêntica revolução juvenil, sem cravos mas com muitas purpurinhas e glitter florescente. "Tenho pessoas que me ligam. Pais. Isto é uma liberdade. Considero isto quase um 25 de abril para a adolescência, para muitos jovens. Ela não tem medo de se impor na maneira de andar vestida. Ela é assim. Eu cheguei a ir a alguns lados em que as pessoas ficavam todas a olhar para mim e para ela. E eu sem medo nenhum, sem vergonha nenhuma. As pessoas falam sem saber. Mas quem tem filhos é que sabe", rematou o talhante de Estela.
Emocionada, a apresentadora Cristina Ferreira sentiu necessidade encerrar o discurso do pai de Marie e dizer: "A sua filha é sua há 20 anos e só o senhor Martinho é que sabe quem ela é".