'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Eurovisão

Maro: quis ser veterinária, quer ter um cão e faz sonhar Portugal na Eurovisão com um tema dedicado ao avô!

'Saudade, Saudade' foi escrito a pensar numa pessoa que amava muito e que morreu recentemente. "Havia uma ligação muito direta com meu avô, porque o vi, durante anos, a tocar piano", revela a jovem portuguesa.
14 de maio de 2022 às 19:40
A carregar o vídeo ...

Até ganhar, com o tema 'Saudade, Saudade', o último Festival RTP da Canção, poucos portugueses sabiam quem era Maro, a cantora de 27 anos de idade que vive nos EUA, mas nasceu em Lisboa. Ora, Maro, ou melhor Mariana Brito da Cruz Forjaz Secca, é a intérprete que irá hoje lutar pela vitória na final da Eurovisão, em Turim.

A carregar o vídeo ...
Maro foi a grande vencedora do Festival da Canção. Recorde aqui a música que irá representar Portugal na Eurovisão, em Turim

O gosto musical começou cedo, com aulas de piano aos 4 anos, ou não fosse a mãe, Cristina Brito da Cruz, professora na Escola Superior de Música de Lisboa. Aos 23, depois de se internacionalizar nos estudos musicais e de se formar na Berklee College of Music, em Boston, Maro construiu um currículo de sonho e já atuou na banda da estrela britânica da pop, Jacob Collier, com quem fez uma tournée mundial; cantou num dueto com o mítico Eric Clapton e noutro com a cabo-verdiana Mayra Andrade, de quem se tornou amiga.

Numa entrevista recente ao jornal 'Observador', Maro garante ter uma característica que não a vai ajudar muito na cidade italiana. "Não sou muito fã de competição no mundo da música. Não faz sentido. A arte é tão abstrata, que pode ser boa para uns e má para outros. É tudo tão abstrato… vou ver isto como uma oportunidade de cantar com gente amiga e mostrar o meu trabalho", assegura.

'Saudade, Saudade' foi um tema escrito e dedicado ao avô materno, que faleceu recentemente. "Havia uma ligação muito direta com o meu avô, porque o vi, durante anos, a tocar piano. Adorava música brasileira", descreve a neta, que esteve quase a ser veterinária, que praticava surf na Califórnia, adora sopas e sonha ter um cão.

Maro diz que este ano foi a quarta vez que Nuno Galopim, um dos organizadores do Festival RTP da Canção, a desafiou a concorrer. E só aceitou por uma razão: "Nunca estive muito incluída, porque estou sempre fora. Parece que existem os músicos de Portugal e eu nunca estava."

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável