
Fã de Tom Jobim e Dorival Caymmi, a atriz portuguesa Noémia Costa, de 58 anos de idade, posa em Ipanema, no Rio de Janeiro, ao lado das estátuas em bronze destes dois dos músicos mais emblemáticos do Brasil no século XX. Mas não só. Ela anda por Terras de Vera Cruz na companhia do popular ator e encenador Marcos Caruso e do seu marido, o enfermeiro Marcos Paiva, que são quem fotografa Noémia, feita qual musa portuguesa.
A atriz portuguesa .- que atravessou um período negro sem trabalho que a levou a ser cuidadora de idosos em fim de vida em Inglaterra, foi salva pela SIC, que a foi buscar para a novela 'Terra Brava' e depois a aproveitou para o seriado humorístico 'Patrões Fora', duas oportunidades que a salvaram em termos pessoais e profissionais - está agora a dar cartas na novela da Globo 'Travessia'.
A gravar no Rio de Janeiro desde o verão de 2022, Noémia foi uma sugestão do ator e apresentador Ricardo Pereira, que a apresentou à Globo. A seu lado nesta produção da maior fábrica de novelas do mundo estarão os atores Vanessa Giácomo, Alexandre Nero, Romulo Estrela, Rodrigo Lombardi e Guilherme Cabral.
Há nove meses no Brasil
As gravações começaram em finais de julho em Portugal, em especial na Praça do Comércio ou o Elevador de Santa Justa, em Lisboa, e depois em Óbidos e na Quinta da Bacalhôa, em Setúbal, mas depressa Noémia rumou ao Rio de Janeiro, onde está a viver há meses.
Feliz da vida, está mais magra, bronzeada e sempre bem acompanhada por colegas e amigos atores brasileiros. Ela já é a nova "Garota de Ipanema", imortalizada na canção lançada pela dupla Tom Jobim (composição) e Vinicius de Moraes (letra) precisamente em 1964, o ano em que, a 7 de maio, Noémia nasceu.