
Filomena Cautela, de 35 anos de idade, estreou-se em televisão em 2002, ao integrar o elenco da primeira temporada de 'Morangos com Açúcar', noveja juvenil da TVI de grande sucesso. Hoje, quase duas décadas depois, a atriz recorda a longa travessia do deserto que viveu a seguir, onde ninguém lhe dava trabalho. Um período negro que guarda, no entanto, como uma enorme lição.
"Tive um período de falta de trabalho e fez-me muito bem. Na altura, foi duro e escuro! Estava absolutamente desiludida porque tinha percebido que não tinha talento nenhum, era uma fraude. Todos os meus amigos estavam a trabalhar, atrizes que eu achava que eram muito más estavam a trabalhar, pessoas que odiavam o que estavam a fazer e só queriam aparecer em revistas, e eu não. Fez-me muito bem porque deu-me uma chapadona de humildade que faltava a muita gente que hoje em dia tem muito sucesso", disse o rosto do '5 Para a Meia-Noite' no 'Alta Definição', da SIC.
Na conversa com Daniel Oliveira, Filomena Cautela garantiu ainda que não vai abdicar dos seus princípios por causa da guerra entre as estações de televisão. "No dia em que começar a fazer as coisas só para ter mais audiências, ou porque me estão a obrigar a ir contra um princípio base meu, já disse ao meus amigos para me avisarem. Se é só para isso não interessa. Só porque sim e para ganhar dinheiro… Por enquanto, não tenho filhos, não tenho essa preocupação. Um dia, se tiver filhos e não tiver dinheiro para os alimentar, se calhar digo: que se lixe, faço o que vocês quiserem. Agora, não tenho de dar satisfações a ninguém e não vou ceder em várias coisas."