'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Mundo

Papa Francisco vai ter alta, mas cardeal alerta para estado frágil: "Vai ter de reaprender a falar"

Médicos confirmam que o Papa vai ter alta este domingo e poderá reaparecer em público para saudar os fiéis. No entanto, mantém-se a vigilância e amigo próximo de Francisco alerta para algumas sequelas deixadas pelos tratamentos
22 de março de 2025 às 18:28
Papa Francisco
Papa Francisco

Há boas notícias no Vaticano com os médicos a confirmarem que o Papa Francisco, de 88 anos, deverá ter alta este domingo, dia 23 de março, depois de mais de um mês de internamento, na sequência de uma pneumonia bilateral.

É igualmente expectável que, conforme desejo do Papa, este faça a sua primeira aparição pública desde que teve de ser internado, e que saude os fiéis diretamente da janela do Hospital Gemelli, após a recitação do Ângelus.

Papa Francisco
Papa Francisco

Apesar das notícias animadoras, as preocupações não deixam de estar presentes, uma vez que o quadro de saúde complexo de Francisco o deixaram bastante fragilizado. E é para isso mesmo que aponta um dos cardeais mais próximos do Papa, Víctor Manuel Fernández. Descartando uma renúncia do amigo, admite, no entanto, que o Papa que agora vamos reencontrar não é o mesmo que foi hospitalizado e que há algumas sequelas que terá de contornar, principalmente a fala, que terá sido bastante afetada.

"O Papa terá que aprender a falar novamente, precisa de reabilitação, porque teve muito tempo com oxigenação de alto fluxo e isso provoca alguns danos, especificamente na fala. Mas ele está bem, muito bem fisicamente", explicou o cardeal, que acredita que Francisco se manterá firme na liderança da Igreja Católica.

De acordo com os médicos, a recuperação total do Papa Francisco fora dos hospitais poderá demorar dois meses.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável