
Ao longo dos últimos meses, a tensão tem estado ao rubro no Palácio Zarzuela, onde os reis parecem não se entender quanto à educação que deve receber a filha mais velha, Leonor, e quais os limites da formação militar a que a jovem está sujeita. Segundo as notícias que têm vindo a público, Letizia não está de acordo com a "verdadeira tortura" que a filha mais velha tem sido obrigada a viver a bordo do navio El Cano, onde enjoos constantes e um mal-estar generalizado levam a que a princesa se sinta com a saúde em risco em alto-mar.
A rainha já terá por várias vezes tentado intervir para trazer Leonor de volta a Espanha mais cedo do que o previsto, mas Felipe VI tem-se mostrado intransigente, garantindo que a filha não poderá ter privilégios reais e terá de cumprir a formação como outro jovem qualquer da sua idade.
No meio desta tensão, o 'El Nacional' revela agora que há uma nova disputa no Palácio, que se prende com algo que Leonor e Letizia estariam a preparar em conjunto e que o rei se mostra totalmente contra: que Leonor consiga vir, em segredo, a Espanha para festejar o 18º aniversário da irmã, Sofia, que se assinala no próximo dia 29 de abril.
Leonor não quer faltar ao momento por nada e quer que o pai fale com os responsáveis pelo navio-escola para assegurar a sua saída por uns dias, discretamente e sem gerar polémica, contando com o apoio de Letizia para esta decisão. No entanto, Felipe, à semelhança do que tem acontecido em relação a este tipo de questões, não está disposto a ceder e já garantiu que não quer que a filha tenha um estatuto especial a bordo do El Cano.
Para o rei a disciplina e o protocolo estão acima de tudo, pelo que a filha não terá o seu aval para sair do El Cano, mesmo que por um motivo tão feliz e especial como o 18º aniversário da irmã.