Foi em junho de 2024 que a Casa Real espanhola decidiu lançar a sua conta no Instagram e o alvoroço foi imediato.
Embora o Palácio da Zarzuela já tivesse outros perfis pelos quais comunicava com o público, a sua chegada a uma das mais influentes redes sociais foi muito importante. Finalmente, o público ia poder ver imagens e vídeos inéditos do rei Felipe VI e da rainha Letizia, das suas filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia, e de outros membros da família real, como a rainha emérita Sofia.
O Palácio da Zarzuela reformulou parte da sua equipa para modernizar a comunicação e tornar tudo mais atraente visualmente. Um novo gestor de redes sociais começou a acompanhar a família real nos seus compromissos oficiais, registando-os e partilhando quase de imediato as imagens e vídeos nas redes sociais.
Agora, um ano e meio depois do lançamento, os reis de Espanha chegaram finalmente ao marco de mais um milhão de seguidores naquela rede social, muito graças às imagens e vídeos que partilharam este Natal.
Apesar do feito impressionante, continuam a 'anos-luz' atrás de outras monarquias, como a britânica. William e Kate, por exemplo, contam com mais de 17 milhões de seguidores no Instagram.