'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Celebridades

Vencido o cancro, Sofia quer novos desafios

Atriz revela que alerta insistentemente os amigos para terem cuidado com a saúde.
Por Joana Gramaça | 02 de janeiro de 2017 às 18:25
Sofia Ribeiro
Sofia Ribeiro Foto: Liliana Pereira

Sofia Ribeiro está pronta para viver uma nova vida, uma nova fase após ter vencido a dura luta contra um cancro da mama. A atriz de 32 anos aprecia a vida de uma maneira muito diferente. "Deu-me vontade de viver, muita vontade de fazer coisas, de ser feliz, concretizar sonhos", contou no evento para uma causa solidária da UNICEF.

Ao longo deste último ano partilhou com os seus fãs e seguidores, todo o processo a que esteve sujeita. Numa fase inicial, na sequência de lhe ter sido diagnosticado o cancro, fez um vídeo a rapar o cabelo; que foi um dos mais vistos este ano no Youtube. Chegou a ser alvo de críticas: "Sugeriram que eu poderia estar a aproveitar-me de estar com cancro". E acrescenta ainda: "A minha partilha foi genuína, foi de coração". Desta forma conheceu pessoas e histórias que a marcaram em particular: "Recordo pelo menos cinco histórias incríveis de pessoas para lá de super-homens e super-mulheres". Por todo este conforto que sentiu, não se deixou abalar pelos mais cruéis e admite que "a dada altura não podia parar de dizer coisas". "Sería um grande egoismo da minha parte".

O processo pelo que a atriz passou neste último ano altera a forma como quer iniciar 2017 e por isso, deixa de parte desejos como dinheiro, sucesso e trabalho. "Inverteu-se tudo, inverteu-se a ordem, sem dúvida 'saúde, saúde, saúde' e depois tudo o resto. Não adianta ter mais nada se não tivermos saúde", conta Sofia.

O regresso na gala de natal da TVI deixou o público rendido na atuação do tema 'O Amor é Assim', ao lado de Héber, o vocalista da banda HMB. Esse foi um tema que a acompanhou durante o período em que esteve doente. "Estava em cima do palco a cantar para os meus, para a família TVI e acima de tudo para os meus que eu amo", relembra Sofia satisfeita. As críticas foram positivas, o que deixa a atriz com curiosidade em arriscar mais vezes nas atuações musicais. "Começa aqui a despertar um bichinho engraçado", confessa entre risos. 

Sofia está mais confiante e com uma enorme vontade de regressar ao trabalho: "Vou tentar concretizar um sem fim de sonhos que andava a adiar". Sem desvendar pormenores do seu futuro profissional, conta que enquanto atriz prefere vestir a pele de personagens diferentes e que é isso que procura nesta profissão. A atriz aproveita agora o tempo de outra forma enquanto não regressa ao trabalho: "Tenho cuidado de mim, tenho dito todas as vezes e mais algumas aos meus que os amo".

Nesta primeira fase, o ritmo não poderá ser aquele a que estava habituada e Sofia desvenda que dificilmente aceitaria participar num programa como 'A Tua Cara Não Me é Estranha'. "Isso exige muita dedicação e eu não me posso enervar, é uma das coisas que eu não posso é enervar-me", admite Sofia.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável