'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
polémica

Uma lista de escândalos interminável. As maiores polémicas em que José Castelo Branco se envolveu e que deixaram Betty à beira de um ataque de nervos

Prometeu a Betty uma vida dourada, mas deu-lhe mais dores de cabeça do que purpurinas. Recorde a vida recheada de confrontos e polémicas de José Castelo Branco.
12 de maio de 2024 às 17:36
A carregar o vídeo ...

Quando Betty Grafstein conheceu o marido, na década de 90, José Castelo Branco já era um excêntrico, mas na altura a socialite estava longe de imaginar o show mediático que a sua vida conjugal se iria tornar. Ao longo das quase três décadas de casamento, houve espaço para quase tudo: festas, glamour, joias, brilho e purpurinas, mas também o outro lado da moeda, porque cedo Betty percebeu que uma vida ao lado de Castelo Branco não estava isenta de polémicas, e das grandes.

Nascida em Inglaterra, no seio de famílias abastadas, aguentou sempre tudo com um sorriso politicamente correto, nunca comentando aquilo que, de acordo com os amigos mais chegados, foi fazendo mossa no casamento, ao ponto de, aos 95 anos, a socialite não aguentar mais as humilhações públicas a que foi sendo sujeita.

A carregar o vídeo ...
'Ele vai tirando as joias à Betty'. Pedro Pico acusa Castelo Branco de roubar Betty Grafstein

A lista de situações constrangedoras é interminável. No ‘currículo’ de José Castelo Branco há de tudo um pouco, mas para muitos o bichinho de escandalizar terá crescido algures, em 2004, quando o socialite participou na ‘Quinta das Celebridades’ e não conseguia tirar os olhos (e as mãos) de cima do brasileiro Alexandre Frota, enquanto o país e, claro, a mulher, assistiam às cenas tórridas de queixo caído.

"Claro que havia uma relação, mas as pessoas perceberam que não tinha nada a ver com sexo. Nunca aconteceu nada entre mim e ele. Houve, sim, um certo platonismo. O Frota fazia jogo duplo e eu fechava os olhos. Ele conseguia seduzir-me e não tinha nada a ver com sexo. Vi uma vez a pilinha dele. Ele mostrou-ma quando estava a tomar banho e abriu a cortina. Perguntou se eu queria entrar, eu disse que não. Na 'Quinta', a única coisa em que ele foi mais longe foi com um beijo na boca, um 'chocho'", explicou José Castelo Branco no livro ‘Toda a Verdade’.

Mas se esse momento ainda podia ser encarado como uma manobra do marchand de arte para ser falado no reality show, mais difícil foi explicar o vídeo em que aparecia numa orgia com um casal de Famalicão, e que acabou por cair na internet, em 2012. No entanto, Castelo Branco não hesitou em justificar as imagens para as quais muitos não encontraram explicação, falando mesmo em nome da mulher. "Toda a gente sabe que aquilo foi tudo feito, eu fui drogadíssimo por aquela gente horrenda e nojenta! Eu sou uma mulher como deve de ser! Com decência! Foi uma das coisas que a Betty disse, que toda a gente tinha visto que eu era uma pessoa como deve de ser e que gostava era de mulheres!", disse em entrevista a Manuel Luís Goucha.

O desfile em tanga na PJ

A história de José Castelo Branco conta-se em diversos capítulos e há vários momentos que ficarão, por certo, para a história do ‘conde’. Entre acusações de maus-tratos a funcionários ou o mítico roubo de um perfume no Aeroporto de Lisboa, há um episódio de que, na sede da Polícia Judiciária de Lisboa, poucos se irão esquecer.

Castelo Branco e Betty estavam a regressar de uma temporada em Nova Iorque quando, no controlo de bagagens, foram mandados parar e as suas 12 malas passadas a pente fino, com as autoridades a questionarem se as joias encontradas eram verdadeiras. "Claro que é tudo verdadeiro, o que é que estava à espera, seu palerma. Tenho lá cara de ter coisas falsas", respondeu Castelo Branco, em tom de provocação.

A carregar o vídeo ...
José Castelo Branco reage à detenção, acusado de roubo

Foi-lhe então explicado que tinha sido mandado parar na sequência de uma denúncia, que dava conta de que iria chegar a Portugal com o maior diamante negro do Mundo e que, como tal, teria de passar a noite detido para averiguaram a veracidade das afirmações.

Enviado para a sede da Judiciária, em Lisboa, Castelo Branco fez da sua estadia nos calabouços um show e desfilou em tanga perante o ar incrédulo dos guardas, que o mandaram despir para o poderem revistar.

"Disseram-me para tirar as cuecas e eu tive de as baixar. Agarrei assim à frente, fechei as pernas e aquilo fica como se não tivesse lá nada. Tenho apenas um triângulo minúsculo de pelo, fiz a depilação definitiva à brasileira. Eles olharam um para o outro, abriram a boca e disseram: 'Mas você não tem aí nada? Vire-se ao contrário, abra as pernas e mostre os c...'. Ah, que horror! Nem morta! Eu lá tenho c... A uma senhora não se pode fazer isso", respondeu, provocando a gargalhada geral.

O momento iria ser relatado, nos dias seguinte, em todos os jornais e cafés, tornando-se alvo de chacota. Mas enquanto o país se ria à gargalhada com as polémicas do já apelidado rei do jet set, os amigos dizem que a mulher ‘encolhia de vergonha’ todos os dias um bocadinho mais.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável