Está previsto que a rainha emérita de Espanha aterre em Lisboa na próxima sexta-feira, 20 de setembro. Segundo a revista 'Lecturas', da agenda oficial da mãe do rei Felipe VI faz parte uma viagem à capital portuguesa para participar num evento que lhe poderá trazer algum sofrimento pessoal. Ainda assim, Sofia não deixará de vir, pois o seu sentido de responsabilidade com a coroa está à frente de tudo.
A mulher de Juan Carlos, que viajará na qualidade de presidente da Fundação Rainha Sofia, será madrinha do congresso 'International Summit on Neurodegenerative Diseases’. Trata-se de um encontro científico em que estarão presentes os mais conceituados especialistas da área para debater as doenças neurodegenerativas, como é o caso do Alzheimer.
Este congresso trará uma mistura de sentimentos a Sofia, pois recorde-se que a rainha emérita de Espanha enfrenta a degradação do estado de saúde da sua irmã, a princesa Irene da Grécia. Pecu, como é carinhosamente tratada pela família, vive há anos com Sofia e as duas são muito próximas.
A princesa grega já só se desloca numa cadeira de rodas e não há a confirmação oficial de que sofra de Alzheimer. A revista 'Lecturas' escreveu sobre o problema de saúde de Irene: "A irmã da rainha Sofia padece de um problema do ouvido, como conseguiu apurar a nossa revista; o que provocou que as recordações, de tudo o que viveu na infância e na sua juventude, se dissipem. Mas também os rostos dos que mais ama tornam-se mais confusos e pouco claros."