
Sofia, de 85 anos, está a ser duramente criticada por continuar a não dominar a língua do país do qual é hoje rainha emérita, mas de que também já foi rainha. Casou em 1961 com Juan Carlos. Quer isto dizer que, pelo menos há 63 anos, convive de perto com o castelhano, o idioma oficial de Espanha.
Esta semana foi homenageada pelas Ilhas Baleares e recebeu a medalha de ouro em Palma de Maiorca pelo seu trabalho em prol daquela região. Para agradecer esta honra, a mãe do rei Felipe VI fez um discurso, mas o facto de ter mostrado grande dificuldade com a língua acabou por surpreender.
Muito titubeante e a "engasgar-se" por diversas vezes, a rainha emérita mostrou a sua fragilidade no domínio do castelhano. Também teve graves dificuldades ao ler a última frase do discurso que era em catalão, a outra língua oficial das Ilhas Baleares. Os seus detratores não poupam nas críticas: "Uma vergonha indigna de uma rainha."
Recorde-se que Sofia só fala em inglês com o marido, o rei emérito Juan Carlos, com os três filhos, as infantas Elena e Cristina, e o rei Felipe VI. Também com os oito netos a grega só fala em inglês. Veja o vídeo da discórdia a partir do minuto 4:20.