
O rei Felipe VI deixou cair vários protocolos esta semana durante as celebrações dos 10 anos de reinado, em que se deixou fotografar e filmar emocionado com as palavras das filhas, Leonor e Sofia, fez uma declaração de carinho à rainha Letizia e mostrou uma nova faceta mais próxima do público. Um gesto do monarca com a aliança de casamento também chamou atenção.
Felipe VI aparece muitas vezes a tocar na aliança de casamento quando está a discursar em público. Em declarações à revista 'Lecturas', a especialista em linguagem e comunicação não verbal Vanessa Guerra explicou o significado deste gesto.
"Ele toca constantemente nas mãos e estes podem ser gestos adaptadores ou auto-manipuladores, que tendem a acontecer quando alguém está a falar com um certo nervosismo ou numa exposição pública. O rei não tem medo do palco, mas muda os gestos", começou a explicar a especialista, acrescentando: "Se tirássemos a aliança e ele tivesse um lápis na mão também faria esses movimentos nervosos, é uma forma de regular-se".
Vanessa Guerra argumentou também que Felipe VI costuma mexer na aliança nos momentos dos discursos em que tem que "organizar as ideias" e nada tem a ver com o casamento. "Não é nada de vistoso ou que represente algo do seu casamento com Letizia, é um gesto que qualquer pessoa pode fazer"."Em termos gerais, o que podemos perceber do rei é que tem um caráter afável e acessível. Transmite serenidade mesmo quando comete um erro (como esta semana, quando colocou a medalha ao contrário no primeiro condecorado no dia da sua proclamação e foi a própria rainha que reparou). Ele encarou o facto como uma anedota engraçada e ela conteve o riso perante o lapso. É muito observador, mas não mostra tensão em nenhum momento. Sabe lidar com situações comprometedoras com diplomacia", concluiu a especialista.
Felipe VI dedica dia especial à família
Depois das várias polémicas familiares que enfrentou durante o seu reinado, incluindo o afastamento das irmãs e do pai, Juan Carlos, Felipe VI fez questão de dedicar estes 10 anos às filhas, Leonor e Sofia, e à mulher, Letizia.
No seu discurso de agradecimento na última quarta-feira, 19, o rei espanhol falou do apoio que tem recebido das filhas adolescentes. "Da mesma forma, a rainha e eu temos contado com o apoio crescente das nossas filhas e queremos que este seja também um aniversário especial para elas, que, juntamente com os jovens da sua geração, começaram a viver e a compreender a realidade da nossa vida colctiva e as complexas dinâmicas do mundo com o necessário espírito crítico e vontade de aprender", afirmou.
Sobre a Letizia, Felipe VI destacou o papel importante da rainha no palácio nos últimos anos. "Ao longo de todo este tempo, tive o grande apoio da rainha. Com vontade, dedicação e sensibilidade, a sua atividade institucional contribuiu enormemente para dar visibilidade e atenção às necessidades das pessoas, especialmente das mais vulneráveis", disse o monarca.