
Quando chegou a Espanha, depois de ter concluído o bacharelato no País de Gales, a infanta Sofia teve de ouvir um imenso raspanete da sua mãe, a rainha Letizia. A jovem tinha engordado alguns (poucos) quilos durante os últimos meses do seu internato no UWC Atlantic College, e essa foi razão de discussão entre mãe e filha.
A mulher de Felipe VI de Espanha é verdadeiramente obcecada com a imagem e, especialmente, com o peso. Não se permite engordar, nem sequer alguns gramas, como não permite que nenhuma das filhas engorde, exigindo que, tal como ela, sejam magras e elegantes.
Funcionários da Zarzuela revelam que Letizia ficou "transtornada" com o ganho de peso da "la niña", como a filha mais nova dos reis de Espanha é carinhosamente tratada pelo pessoal do palácio. Como Sofia tem alguma tendência para engordar, a antiga jornalista não hesitou em levar a filha a vários endocrinologistas e nutricionistas.
Neste momento, a infanta estará a seguir uma dieta rigorosa receitada por um especialista e altamente controlada pela própria Letizia, para que a jovem não tenha sequer a hipótese de comentar alguns pequenos "pecados" alimentares.