
De entre as obras que estão na coleção privada da família de Angelina Jolie, dificilmente haverá alguma com mais história do que ‘Tower of the Koutoubia Mosque’, que foi pintada em janeiro de 1943 na cidade marroquina de Marraquexe, por Winston Churchill. O quadro foi pintado pelo à altura primeiro-ministro britânico depois da Conferência de Casablanca, que serviu para delinear a estratégia militar dos Aliados para o que viria na II Guerra Mundial, na qual participou ao lado do presidente americano Franklin D. Roosevelt, a quem viria a oferecer a obra.
O quadro foi adquirido pela atriz em conjunto com o ex-marido Brad Pitt, em 2011, e vai ser vendido pela família Jolie num leilão da casa Christie’s, com o preço estimado a ficar entre os 1,5 e 2,5 milhões de libras, ou seja, entre os 1,7 e 2,8 milhões de euros. Nick Orchard, chefe do departamento de arte moderna britânica na casa de leilões declarou que é possivelmente a melhor obra de Churchill, devido a "sublinhar a importância da amizade entre os dois líderes [Churchill e Roosevelt]."
Winston Churchill começou a incluir a pintura nos seus ‘hobbies’ nos anos 1910, e continuou a fazê-lo ao longo de toda a vida, somando mais de 500 obras, tendo sido inclusive premiado com o título de membro honorário da academia real das artes. Durante a II Guerra, o ‘Bulldog’ cessou com as atividades de pintura, tendo sido este o único quadro conhecido do político britânico nesta fase da história. Efetivamente, Marrocos era um dos sítios preferidos de Churchill, e no qual se inspirou várias vezes para as suas pinturas.