
Um desenho feito por Hergé, originalmente para a capa do livro ‘O Lótus Azul’, um dos 24 que compõem a série de banda desenhada ‘As Aventuras de Tintin’, da qual é criador, foi vendido esta quinta-feira num leilão da Artcurial por 3,175 milhões de euros a um colecionador privado. Este valor cumpriu as projeções de que bateria o recorde de banda desenhada mais cara de sempre, que pertencia também a desenhos de Hergé para capas da série ‘Tintin’, em 2014, no valor de 2,51 milhões.
A imagem não chegou a figurar nas bancas por ser demasiado cara para produzir em massa, devido ao excesso de cores, sendo que, por isso, Hergé ofereceu-o a Jean-Paul Casterman, filho do editor de ‘Tintin’, Louis Casterman, cujos filhos agora o colocaram para venda, no leilão que teve lugar em Paris. A venda desta obra causou alguma polémica, com a veracidade da história de que o desenho se encontrava dobrado numa gaveta no quarto de Jean-Paul a suscitar muitas suspeições, assim como a opinião de Nick Rodwell, que detém os direitos das obras de Hergé, que o desenho deveria figurar no museu dedicado à personagem.
Hergé, nome artístico do cartoonista belga Georges Remi, morreu em 1983, aos 75 anos, deixando para trás uma das personagens mais populares da história da banda desenhada.