
O mundo decorou o nome da jovem espanhola quando esta, com apenas 17 anos, derrotou na final de Roland Garros, França, a consagrada Steffi Graf. Daí até atingir o topo do 'ranking' mundial não demorou muito. Arantxa Sanchéz tornou-se num fenómeno mundial.
Ganhou três Grand Slams individuais e seis em pares e quatro medalhas em Jogos Olímpicos, para além de mais de 98 títulos de grande prestígio internacional. Depois disso, a vida da tenista espanhola ficou marcada por várias polémicas fora dos courts.
Celebra no próximo sábado, 25 de dezembro, o seu 50º aniversário, mas a sua vida continua envolta em escândalos que fazem manchetes, sobretudo, em Espanha. Ela, que acusou os pais de lhe terem subtraído parte da fortuna, é junto deles que agora encontra algum conforto.
A sua vida já não era um mar de rosas, com vários problemas fiscais a mancharem-lhe o nome junto da opinião pública, mas foi em dezembro de 2017 que tudo descambou, fruto da saída de casa, em Miami, do marido, Josep Santacana. O empresário, que trocou Arantxa por outra mulher, pediu o divórcio e a custódia dos dois filhos, Arantxa e Leo. Além disso, Josep deixou a antiga tenista em muito maus lençóis: mergulhada em dívidas e à beira da falência.
Diz-se que Santacana foi o responsável pela gestão de fortuna da mulher sem que ela soubesse como é que ele estava a administrar todos os bens, avaliados em mais de 30 milhões de euros. Uma gestão que a levou à ruína. Iniciou-se uma feroz batalha legal nos tribunais, primeiro em Barcelona e, depois em Miami, que ainda não terminou e o casal continua oficialmente casado.
Mas há pior: Arantxa Sanchéz poderá ter de cumprir quatro anos de prisão num processo movido pelo Banco do Luxemburgo que reclama o pagamento de uma dívida no valor de 5,2 milhões de euros. Quanto à dívida, já ascende a mais de sete milhões. Ainda assim, a antiga tenista continua a dizer-vítima das fraudes do ex-marido. Joga a favor de Arantaxa o facto de já ter pago 1,8 milhões de euros que conseguiu auferir por alguns trabalhos e por herança.