
O chef escocês Jock Zonfrillo, um dos jurados do 'Masterchef Austrália', foi encontrado morto esta segunda-feira, 1, de madrugada, aos 46 anos.
A notícia apanhou os amigos mais próximos e os colegas de trabalho de Jock de surpresa, suspendendo também a estreia da nova temporada do 'Masterchef' australiano, que ia acontecer esta segunda-feira, 1, depois de já ter sido gravado.
A causa da morte ainda não foi revelada mas, de acordo com o 'Daily Mail', as autoridades daquele país dispensaram qualquer suspeita na investigação do caso. É que, sabe-se agora, Jock escondeu de quase todos que estava a travar há anos uma dura batalha contra o cancro do intestino, às vezes em períodos em que estava a gravar.
A informação foi revelada por uma fonte próxima de Jock àquele jornal no verão de 2021, quando o chef foi diagnosticado pela segunda vez com a doença.
Na altura, uma fonte disse àquele jornal que "ninguém do seu círculo está ciente do que se está a passar. Nem colegas nem amigos. Ele não queria que ninguém soubesse enquanto lidava com essa jornada difícil. Jock está a lidar mal com o tratamento de quimioterapia e com os efeitos que está a ter".
Esse período coincidiu também com as gravações de 'Celebrity Masterchef', o que fez com que o chef recebesse tratamento fora dos hospitais.
Naquele mesmo ano, Jock lançou a biografia 'Last Shot' (última dose, na tradução livre), sobre os anos em que lutou contra o vício da heroína, mas não mencionou o cancro, nem mesmo o primeiro tratamento que fez, em 2016.
A Network 10 negou em agosto de 2021 que o jurado do 'Masterchef' estivesse doente.
"Disseram-me que a razão por ele não ter revelado a sua condição médica foi porque não queria as pessoas sentissem pena dele, ou que o tratassem de forma diferente [...] Ele perdeu peso desde o diagnóstico porque a quimioterapia causa náuseas, vómitos em excesso e ele não consegue manter a comida por muito tempo".
No ano passado, a quimioterapia de Jock foi feita fora do período de gravações do programa e o chef escolheu fazê-lo também fora dos hospitais, na companhia de um médico, aproveitando para viajar num barco a vela em Itália.
Jock deixa a mulher, Laura Fried, e quatro filhos, sendo os dois mais velhos já adultos, frutos de outra relação.