
Quando Juan Carlos regressou a Espanha depois de ter estado em exílio em Abu Dhabi em 2022, as coisas não correram como ele esperava. Na primeira presença pública que o rei fez, deu entrevistas à imprensa, o que deu muito que falar na época e acabou por gerar um novo desentendimento com o seu filho, o Rei Felipe VI, que pediu ao pai para ser mais discreto devido a tudo o que estava a acontecer.
Agora, dois anos depois, Juan Carlos viu como o seu caso extraconjugal com Bárbara Rey e os áudios que foram expostos ao público estão a afetar a sua vida, o que fez com que todos os seus erros passados voltassem a ser um perigo para popularidade da coroa espanhola.
E, por isto, o marido da Rainha Sofia pediu à sua comitiva para ser discreta em tudo, pois não se quer manifestar sobre toda a polémica que está a acontecer ao seu redor. O antigo rei teme que os esforços da princesa Leonor possam ser prejudicados pelos seus erros, por isso, nada melhor que o silêncio.
Toda esta situação está a afetar Juan Carlos, já que o pai do rei Felipe VI está muito desiludido por isto ter acontecido desta forma e, por isso, tenta acalmar os ânimos a partir de Abu Dhabi, embora esteja consciente de que se continuarem a surgir novas polémicas terá de continuar a adiar o seu regresso a Espanha.
É de recordar que, pelo menos para já, não há data para o seu regresso a Espanha, embora o rei emérito pretenda visitar o seu país pelo menos uma vez por mês, seja na Galiza ou em Madrid, onde na sua última visita chegou a dormir na capital, no Hotel Four Seasons.