
A imagem do Papa Francisco a caminhar sozinho na Praça de São Pedro, no Vaticano, esta sexta-feira, 27, está a correr o mundo.
O Sumo Pontífice deu uma bênção Urbi et Orbi, uma oração que se realiza no Natal e na Páscoa mas que este ano tem um caráter excecional por causa da pandemia do coronavírus.
O momento foi transmitido em direto na Internet para milhares de fiéis. "Estamos todos neste barco. Ninguém se salva sozinho", declarou o papa, referindo também os tempos difíceis que as sociedades estão a enfrentar, particularmente em Itália, o país mais afetado pelo novo vírus.
"Desde há semanas que parece o entardecer, parece cair a noite. Densas trevas cobriram as nossas praças, ruas e cidades; apoderaram-se das nossas vidas, enchendo tudo de um silêncio ensurdecedor e um vazio desolador, que paralisa tudo à sua passagem: pressente-se no ar, nota-se nos gestos, dizem-no os olhares. Revemo-nos temerosos e perdidos", referiu Francisco, citado pela 'Renascença'.
O papa referiu ainda o trabalho dos profissionais da saúde e agentes da autoridade: "Podemos ver tantos companheiros de viagem exemplares, que, no medo, reagiram oferecendo a própria vida. É a força operante do Espírito derramada e plasmada em entregas corajosas e generosas."