'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Casas Reais

Doente e envelhecido, Juan Carlos prepara-se para deixar Abu Dhabi com destino a Portugal. Marcelo estará a par de tudo!

Aconselha a prudência que o rei emérito de Espanha não volte ao seu país, mas a verdade é que o pai de Felipe VI está cada vez mais farto do exílio e, sobretudo, dos Emirados Árabes Unidos. A imprensa espanhola garante que já está a fazer as malas rumo a Cascais.
02 de novembro de 2021 às 13:14
A carregar o vídeo ...

Juan Carlos continua nos Emirados Árabes Unidos, mais propriamente em Abu Dhabi. Apesar do seu exílio ser considerado de ouro, o pai de Filipe VI sente-se só e desespera por voltar a Espanha. Há quem diga que está deprimido, que se sente a envelhecer e longe do vigor físico que lhe era característico. Tem um desejo: voltar ao seu país para morrer em terras espanholas. Gostaria de ter um funeral de Estado, mas sabe que isso será quase impossível devido aos escândalos fiscais que mancharam para sempre o seu nome.

A escritora Pilar Eyre, especialistas em assuntos da coroa espanhola, já garantiu que Juan Carlos não regressará com vida ao seu país: "Morrerá no exílio", opina aquela que tanto tem escrito sobre a família real de Espanha e que continua a garantir que o rei emérito está mais doente do que aquilo que se possa julgar. 

Mas mesmo morrendo do exílio, o rei emérito poderá não morrer nos Emirados Árabes Unidos, onde se encontra de momento. A revista 'Vanity Fair', na sua edição espanhola, assegura que o pai de Felipe VI está a organizar o seu regresso para bem mais perto de Espanha e para um país onde tem muitos amigos e onde já foi muito feliz: Portugal.

É adiantado ainda pelo site 'Vozpopuli', e cita pela 'Vanity Fair', que tanto o Palácio da Zarzuela como o da Moncloa (residência do primeiro-ministro espanhol, "estão à procura de possíveis residências na zona do Estoril e Cascais". Tanto assim é, que parece que já "existe uma urbanização que se adataria na perfeição às exigências necessárias para acolher alguém como Juan Carlos ".

A imprensa fala de uma moradia na Rua das Palmeiras, na Quinta da Marinha (Cascais). Circula ainda que Felipe VI terá falado com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O atual rei gostaria de encontrar um sítio onde o seu pai pudesse passar os últimos anos da sua vida, rodeado de amigos e mais perto de Espanha. Para além de já ter vivido em Portugal quando era jovem e por cá ter feitos vários amigos, como Francisco Pinto Balsemão e Vasco Pereira Coutinho, Juan Carlos está a dois passos de Sanxenxo, na Galiza. É lá que vive o seu melhor amigo, Pedro Campos.

Possíveis e desejadas idas a Espanha, por terra, seriam feitas com maior reserva e passariam despercebidas. E o contrário também aconteceria com muito mais facilidade, ou seja, Juan Carlos poderia ser visitado pela família e pelos amigos com mais frequência e maior discrição.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável