
Não é segredo para ninguém que Juan Carlos quer regressar a Espanha deixando o tempo de exílio nos Emirados Árabes Unidos para trás. Diz que já expiou os seus erros e que está na hora de voltar. Além disso, a idade avançada e os muitos problemas de saúde são fatores que o emérito considera que o filho, o rei Felipe VI, deveria ter em consideração para apressar a autorização que tarda.
Como da Zarzuela não chegam quaisquer sinais de abertura aos incessantes pedidos do emérito e, inclusivamente, das infantas Elena e Sofia, Juan Carlos, num ato de rebeldia (ou de prepotência), terá já colocado em marcha a ‘Operação Cascais’. O antigo rei espanhol quer estar o mais próximo possível de Espanha e, por isso, escolheu Cascais para se instalar. Além de estar relativamente perto de Madrid, é uma vila que conhece bem. Já cá viveu na sua juventude. Tem cá muitos amigos. E tem o mar à porta.
Em 2020, quando se colocou a necessidade do monarca se exiliar diante tantos escândalos a mancharem o seu nome, já a possibilidade de Cascais havia sido equacionada pela Casa Real. Mas as condições oferecidas por Abu Dhabi acabaram por ser mais tentadoras. Contudo, agora mais do que nunca, Juan Carlos quer mudar-se para Portugal… enquanto não ganha o “braço de ferro” ao filho e regressa a casa.