
Pouco dada a namoros e romances - desde que se divorciou de Jaime de Marichalar, há quase 20 anos, que nunca mais se viu com algum namorado - a infanta Elena vê-se agora nas bocas do mundo por causa de revelações feitas por Cayetano Martínez de Irujo. Ele que é (ou foi) um dos homens mais desejados de Espanha fala do breve romance que viveu com a filha mais velha de Juan Carlos e Sofia.
O filho da já falecida duquesa de Alba, Cayetana, assume algumas verdades em entrevista a Risto Mejide em ‘Viajando con Chester'. Verdades essas que já havia revelado no seu livro de memórias e que não terá agradado nada a Elena. Agora, na referida entrevista, Cayetano Martínez de Irujo começa por dizer que o romance foi curto mas muito intenso.
"Foi uma circunstância, e ela não gostou muito que o revelasse no livro. Ninguém sabia, foi tudo muito oculto e secreto. A infanta é uma pessoa fenomenal, eramos próximos no ambiente hípico, mas em três meses dei-me conta que não estava prearado para sair de uma 'prisão' educacional tão forte como a minha para me meter numa ainda maior. Não me via ali, a minha avó era a única que me entendia e disse-me 'filho, tu não nasceste para estar na sombra", recordou Cayetano.
Sem papas na língua disse se acercou de Elena "por recomendação" e por "patriotismo". Houve, garante, uma pessoa que atuou como intermediária, mas recusou-se a dizer quem foi. "A única que se manteve muito imparcial foi a minha irmã Eugenia, mas todos os outros empurravam-me nessa direção. Foi difícil sair dali. Era muito sedutor para todos à minha volta. Tive a força de dizer 'isto não é para mim'. Não é o que eu procurava, dentro da minha confusão interna havia coisas que tinha claras. Sempre tive muito caráter, nisso sou muito parecido com a minha mãe", afiançou.