'
Polémica

Fuga para Miami: quem é Fernanda, a mulher que deixou tudo por amor e está incondicionalmente ao lado de Flávio Bolsonaro?

Enquanto Flávio Bolsonaro protagoniza uma polémica saída do Brasil rumo a Miami, há uma mulher que não lhe larga a mão. Chama-se Fernanda Bolsonaro, tem 45 anos, é dentista e passou anos longe dos holofotes.
Hélder Ramalho
Fuga para Miami: quem é Fernanda, a mulher que deixou tudo por amor e está incondicionalmente ao lado de Flávio Bolsonaro?
Fernanda e Flávio Bolsonaro
Fernanda e Flávio Bolsonaro
Fernanda e Flávio Bolsonaro
Fernanda e Flávio Bolsonaro
Fernanda e Flávio Bolsonaro
Fernanda e Flávio Bolsonaro
Fernanda e Flávio Bolsonaro
Fernanda e Flávio Bolsonaro
Fernanda e Flávio Bolsonaro
Fernanda e Flávio Bolsonaro

Durante anos, Fernanda Bolsonaro foi uma presença discreta na vida de Flávio Bolsonaro, o candidato derrotado à presidência do Brasil. Longe das polémicas, dos discursos e das campanhas eleitorais, a cirurgiã-dentista de 45 anos preferia dedicar-se à família e à sua profissão. Mas tudo mudou nos últimos meses. Fernanda abandonou tudo por amor, mostrou estar disposta a deixar tudo para trás para permanecer ao lado do marido, Flávio.

Mãe das duas filhas de Flávio, Fernanda viveu praticamente afastada dos holofotes até ser chamada para a linha da frente da campanha eleitoral, cujo resultado eleitoral da 2.ª volta, a 25 de outubro, confirmou Lula da Silva como o novo presidente do Brasil. A entrada em cena aconteceu numa altura particularmente sensível, marcada pelo afastamento entre o filho de Jair Bolsonaro e a madrasta, Michelle Bolsonaro. Sem a ex-primeira-dama ao seu lado, Flávio encontrou na mulher a figura feminina capaz de reforçar a imagem de união e valores familiares junto dos eleitores.

A estreia pública não passou despercebida. Assumindo que não era uma mulher da política, mas sim uma dentista, Fernanda surgiu a ler o discurso no telemóvel, falou do marido como pai dedicado e chegou a descrevê-lo como alguém muito carinhoso com a família. Ao mesmo tempo, procurou conquistar o eleitorado conservador e evangélico, recorrendo a referências religiosas e à defesa dos valores tradicionais.

Desde então, passou a ter uma presença mais ativa nas redes sociais. Sempre com uma estratégia bem definida, abordou temas como o aumento do custo de vida, as pensões e os impostos, procurando apresentar-se como uma mulher comum, empresária e mãe, confrontada com os mesmos problemas dos brasileiros.

Mas foi nos últimos dias que o seu apoio ao marido se tornou ainda mais evidente. Depois da derrota eleitoral de Flávio Bolsonaro, Fernanda esteve ao seu lado durante a polémica saída do Brasil. Tudo aconteceu depois de as autoridades exigirem a entrega dos passaportes do ex-candidato, no âmbito das investigações de que é alvo. Embora tivesse garantido publicamente que não pretendia abandonar o país, Flávio deixou de responder a advogados e colaboradores, alimentando os rumores de uma fuga iminente.

Pouco depois, surgiram informações de que a família teria seguido para a Argentina. A travessia esteve envolvida em secretismo, desmentidos e informações contraditórias. Só mais tarde foi confirmada a presença dos Bolsonaro em território argentino, de onde embarcaram num jato privado rumo aos Estados Unidos.

Ao lado do marido e das filhas, Fernanda atravessou a fronteira durante a noite e seguiu viagem até Miami, numa deslocação que incluiu uma escala no Equador. A família chegou entretanto à Florida, onde deverá permanecer nos próximos tempos, enquanto se discute a possibilidade de obter proteção junto das autoridades norte-americanas.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


FLASH! Moda e Beleza

Os truques, as novidades e o brilho das melhores passadeiras vermelhas mundiais.

De segunda a sexta, no seu e-mail.