
A casa real espanhola está sobre uma enorme polémica após Jaime Penafiel ter revelado, em livro, que Letizia tinha traído o rei de Espanha... com o antigo cunhado. Ao longo das últimas semanas, o decano jornalista, especialista em realeza e muito próximo de Juan Carlos, tem revelado inúmeras polémicas que envolvem, sobretudo, Letizia e que têm manchado a imagem da rainha. Agora, terá sido afastado do jornal onde escrevia há 20 anos.
A crónica habitual de Jaime Penafiel não foi publicada este sábado no 'El Mundo', ao contrário do habitual. Apesar de não haver, para já, explicações oficiais, o que consta é que terá sido dispensado pelo periódico. De acordo com o 'El National', o jornalista e a direção do jornal estariam em conflito já há algum tempo.
Nas redes sociais, fala-se mesmo em demissão. "A direção do 'El Mundo' decidiu demitir Jaime Penafiel", escreve o ECD digital, informação que está igualmente a ser avançada por outros meios.
Penafiel, de 91 anos, é alegadamente o jornalista que mais sabe sobre a família real, tema que acompanha há décadas. Nos últimos tempos, parece ter uma cruzada contra Letizia, que nunca viu com bons olhos, escrevendo que ela terá traído o rei com o ex-cunhado, mas fazendo igualmente outras revelações sobre o foro íntimo da antiga jornalista, nomeadamente sobre problemas de infertilidade.
Resta saber se Penafiel vai ficar em silêncio sobre o que aconteceu agora e que levou a que a sua coluna num dos mais importantes jornais de Espanha não fosse publicada.