
A princesa Ana foi o membro sénior da casa real britânica que teve mais compromissos oficiais este ano, um total de 457 encontros públicos, apurou o jornal 'Daily Mail'.
A lista dos membros que mais trabalharam mostra que o rei Carlos III foi o segundo com mais compromissos oficiais, com 425 eventos – 32 a menos do que a sua irmã –, o príncipe Edward foi o terceiro mais trabalhador, com 297 compromissos, e a rainha Camilla surge em quarto lugar, com 233 compromissos.
William e Kate Middleton, agora príncipe e princesa de Gales, surgem na lista com 172 e 128 compromissos, respectivamente.
Os números mostram que a princesa real Ana e o rei Carlos III são os que mais viram as responsabilidades aumentar depois da morte da rainha Isabel II, há um ano, embora todos os membros séniores tenham tido um aumento da carga de compromissos.
O número de atividades na agenda oficial de Kate e William no entanto estão longe do aumento substancial da fortuna do casal. William recebeu do pai o maior ducado do Reino Unido, a Cornualha, cujo património está avaliado em mil milhões de libras.
Carlos administrou durante décadas aquele ducado do século XIV, tendo passado ao filho um negócio milionário, cujos rendimentos vão direto para a carteira do príncipe de Gales.
Como monarca, Carlos III tem agora sob a sua administração o património público da Coroa, que sustena toda a casa real, avaliado em 17 mil milhões de libras, assim como o ducado de Lancaster, avaliado em 653 milhões de libras. É através das rendas de Lancaster que Carlos III financia outros membros da família, como o príncipe André, que foi afastado das funções de membro sénior.