
Certamente nunca virá a ser rainha, pois é herdeira de um trono de um país que passou a ser república desde 1946. Só que com a morte recente do príncipe Víctor Manuel de Sabóia os olhos viram-se todos para a jovem Vittoria. É ela que agora assume o papel de pretendente à coroa, já que o seu pai, Emanuele Filiberto, abdicou de todos os seus direitos dinásticos, no passado mês de julho. Diga-se ainda que é a primeira mulher que é herdeira ao trono nos últimos mil anos.
"As minhas declarações à imprensa italiana causaram grande agitação e Vittoria, obviamente, leu e viu tudo. Ligou-me e disse: 'Pai, está com pressa?' Respondi-lhe que tudo seria feito a tempo. Disse-me que ficaria encantada em herdar o título quando chegasse a hora e se está a preparar para quando essa hora chegar", disse o príncipe Emanuele Filiberto ao 'Daily Mail'.
Quem é então esta jovem e bela princesa? Vittoria Cristina Adelaida Clara Maria de Sabóia nasceu no dia 28 de dezembro de 2003 em Genebra, pois seu pai também cresceu na Suíça em consequência do regime de exílio previsto na Constituição da República de Itália, que proibia em qualquer circunstância a entrada de qualquer um dos descendentes masculinos de Umberto II, último rei da Itália, em território italiano. Esta proibição foi revogada em 2002.
Aos 20 anos, Vittoria tem-se dedicado aos estudos e à moda. Tendo crescido entre a Suíça, Monte Carlo [Mónaco], França e Itália, a princesa é uma jovem do mundo. Atualmente vive em Paris com a mãe e a irmã e estuda Ciência Política e História da Arte. Amante do desenho e da arte, o seu sonho é fundar uma galeria no futuro. Entretanto, também é uma das modelos de uma das mais respeitadas agências: a Karin.