
Apesar de serem bastante cúmplices quando mais novas, agora, a relação de Letizia e a irmã Telma está mais conturbada do que nunca. É sabido que o escândalo Jaime del Burgo - suposto ex-amante da rainha de Espanha e ex-marido de Telma - foi a gota de água para que as duas estejam agora de costas voltadas.
Avança o 'Royalty Online' que a zanga entre as duas irmãs ortiz tem a ver com esse escândalo mas também com os feitios incompatíveis de Letizia e Telma. Quando eram mais novas teriam uma relação muito próxima e "partilhavam tudo uma com a outra".
Porém, quando Letizia casou com Felipe VI, Telma terá começado a sentir-se cada vez mais excluída da vida da irmã. Os protocolos reais - bastante rígidos - terão contribuído também para a distância que se criou entre as duas.
Para além disso, as polémicas e escândalos que as rodeiam acabaram por influenciar a relação da rainha e da irmã mais nova. Telma e a mãe, Paloma, terão colocado a mulher de Felipe VI - e consequentemente a Casa Real - em posições muito desconfortáveis e isso também não tem ajudado em nada a que haja harmonia familiar.
Contudo, como já referimos, foi o escândalo Jaime del Burgo a "machadada" final para a rutura definitiva. Depois de Letizia ter sido acsusada de ter mantido um caso com Jaime de Burgo, 'ex' da irmã Telma Ortiz, a relação das irmãs nunca mais foi a mesma. Essas suposições foram sempre negadas pela rainha, mas várias fontes próximas da Casa Real afirmam que existia algo mais do que amizade entre os dois cunhados.