
Barack Obama prepara-se para fazer aquele que será o seu último discurso enquanto presidente dos EUA. O evento, esgotado, irá decorrer em Chicago esta terça-feira à noite, dia 10 de janeiro, dez dias antes de Obama entregar a Casa Branca a Donald Trump.
A escolha da "Cidade Ventosa", como é chamada, para algo tão marcante no seu percurso político, faz todo o sentido: foi em Chicago que deu início à sua vida política, que conheceu a mulher, Michelle, e foi também onde nasceram as filhas, Sasha e Malia. E, claro, foi em Chicago que fez o seu primeiro discurso enquanto presidente dos EUA, sendo por isso um círculo que se fecha.
Depois de terminar o mandato, Obama irá ficar em Washington, até a filha Sasha terminar o liceu; no entanto, o seu futuro passará inevitavelmente por Chicago; é lá que irá criar a sua biblioteca presidencial e ainda uma fundação homónima.
No seu último discurso, Obama promete reforçar a sua retórica de união e agradecer aos norte-americanos pela "fantástica jornada" dos últimos oito anos.
Donald Trump toma posse no próximo dia 20 de janeiro.