
O príncipe André continua a fazer finca-pé e recusa-se a deixar a mansão de 31 quartos Royal Lodge que o rei Carlos III pediu que fosse desocupada. Mas agora a situação do filho favorito de Isabel II parece estar a piorar.
"André não vai a lado nenhum por enquanto", disse à Fox News o especialista da casa real Christopher Andersen, autor de 'The King, citado pelo 'New York Post'. E o estado de saúde do rei Carlos III tem dado mais algum tempo ao duque de Iorque.
"É difícil que o rei Carlos - que, juntamente com a sua nora Kate Middleton, está a lutar contra o cancro - esteja com vontade de lutar com o seu irmão", continuou.
"Se e quando André se mudar, será simplesmente porque não tem dinheiro para aquecer a Royal Lodge ou manter as luzes acesas", acrescentou Andersen.
Em maio, a 'Us Weekly' noticiou que o príncipe André está a falhar o pagamento do arrendamento de Royal Lodge, tendo uma dívida de cerca de 460 mil euros, valor que inclui a manutenção do local.
A mansão em Windsor, avaliada em 33 milhões de euros, estará já a sofrer pela suposta falta de manutenção, com problemas de humidade e desgaste nas paredes, gesso a cair e tinta a descascar.
O príncipe André tinha um orçamento anual da casa real de cerca de 290 mil euros, que usava para a propriedade e para a sua antiga fundação. Mas este orçamento foi cortado quando o duque de Iorque foi acusado de abusar sexualmente de uma menor, Virginia Giuffre, no escândalo do tráfico sexual liderado pelo pedófilo Jeffrey Epstein. André acabou por fazer um acordo com a alegada vítima para evitar que o caso continuasse em andamento.
Desde 2020, o príncipe André está então longe dos olhares do público e a passar a maior parte do tempo isolado em Royal Lodge, onde vive com a ex-mulher, Sarah Fergunson.
André tem um contrato de arrendamento de 75 anos para viver no local, que começou em 2004. Mas, sem funções como membro sénior da casa real, o rei Carlos III pediu a casa novamente e sugeriu que o irmão mudasse para a Frogmore Cottage - a casa em Windsor que a rainha Isabel II deu ao príncipe Harry e a Meghan Markle, e de onde os Sussex foram expulsos no ano passado. Harry e Meghan ficaram sem propriedade no Reino Unido e André recusa-se a mudar-se para lá. A pequena casa continua vazia.