
Não havia passo que Letizia desse fora do Palácio da Zarzuela, em Madrid, que não fosse seguido por um batalhão de fotojornalistas. Todos os eventos que contavam com a presença da rainha mereciam destaques na imprensa e, além disso, a própria mulher de Felipe VI era constantemente capa de revistas... nem que fosse apenas pelo look que estreava.
Mas o impensável aconteceu! Nos últimos meses Letizia perdeu influência, perdeu poder, perdeu visibilidade e mediatismo. Um dos sinais claros dessa realidade está no facto da agenda oficial da rainha estar cada vez menos preenchida. Vai aparecendo, mas só comparece em eventos importantes na qualidade de companhia do marido. Já deixou de ter o privilégio de ser ela a presidir a cerimónias de relevo a solo.
A sua viagem a semana passada à Colômbia na qualidade de cooperante não teve relevância na imprensa espanhola. Letizia não apareceu em qualquer capa de revista com o seu colete vermelho. Este é um sinal inequívoco de que a rainha já passou a ser uma figura secundária.
Diz-se que por trás de tudo isto está o Palácio da Zarzuela que está a mexer todos os cordelinhos para tirar importância à mulher de Felipe VI. Esta situação pode manter-se assim ou, então, é o início de um caminho que levará à clarificação da situação dos reis: já não são um casal.