
Isabel II deu-lhe o privilégio de vir a ser chamada de rainha consorte perdendo o título de duquesa da Cornualha, mas Carlos, por amor, acabou por querer a seu lado uma rainha por inteiro. Nunca Camilla Parker-Bowles sonhou tão alto: de amante maldita a rainha de Inglaterra.
Mas o que acontecerá se Carlos III morrer antes da sua mulher? Camilla mantém-se como rainha? Subirá ela ao trono e será uma rainha reinante? Questões que estão devidamente acauteladas pela coroa, ou seja, há muito que a mulher do monarca sabe o que a espera perante este cenário.
Vamos pelo início. Camilla, apesar de ter perdido o "consorte" na verdade esse é o seu verdadeiro papel. Ela nada tem a ver com a soberania de Carlos III, não detém poderes políticos nem militares. Por isso, não tem qualquer hipótese de se tornar rainha reinante. O acesso ao trono só pode ser feito por membros da família real nascidos na linha direta de sucessão (filhos de um rei ou rainha reinante). Só eles podem ser monarcas por direito.
Então, o que aconteceria com o título de Camilla o rei Charles falecesse? Manteria o título de rainha, mas passaria a ser tratada por rainha viúva. Este é o termo oficial para a viúva de um rei e significa essencialmente que Camilla ainda desfrutaria da importância de seu antigo título mesmo no reinado de William onde Kate, essa sim, passará a ser a rainha de Inglaterra.