'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Ciúmes e inveja! Camilla empurrada para a sombra por Kate, a verdadeira rainha do povo

Com a morte da princesa Diana, a sua grande rival, Camilla Parker-Bowles acreditou que nunca mais estaria em segundo plano. Tinha chegado o seu momento de brilhar e teria uma coroa para lhe dar o estatuto que tanto ambicionava. Enganou-se redondamente. A nova princesa de Gales rouba-lhe todo o protagonismo e a mulher de Carlos III está longe de conseguir ocupar o lugar que outrora foi de Lady Di. Já lá está Kate.
Ana Cristina Esteveira
Ana Cristina Esteveira
18 de maio de 2023 às 23:34
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
pub
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
pub
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
pub
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
pub
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
pub
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
pub
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton
Kate Middleton

"Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?" A famosa frase atribuída à rainha má, madrasta de Branca de Neve, do conto infantil ‘Branca de Neve’ parece ter agora uma versão real. Basta olhar para a família real inglesa para perceber que existe um certo paralelismo entre as personagens fictícias com Camilla Parker-Bowles e Kate Middleton. De facto, se existisse um espelho mágico em Buckingham Palace e se a nova rainha o questionasse se havia alguém – entre a realeza – mais acarinhada pelo povo do que ela, é garantido que o espelho lhe responderia que ‘Sim’ e avançaria com o nome da nova princesa de Gales.

Um dardo aguçado ao coração da mulher de Carlos III que, com a morte da princesa Diana, acreditou que ocuparia o lugar que outrora pertenceu à sua grande e eterna rival. Sempre sonhou com o dia em que passaria a ser tão amada quanto Lady Di foi num passado ainda recente. Revelou-se presunçosa ao pensar que lhe bastaria ascender ao trono para passar a ser "Rainha do Povo". Mas não! Camilla Parker Bowles não é, de todo, muito amada pelo povo. O que falhou nos planos da nova rainha? Onde é que se enganou? O seu grande erro foi não ter contado com Kate Middleton. Ela sim, está muito perto de ocupar o lugar que foi de Diana.

A RAINHA NEGRA E A RAINHA BRANCA

"Camilla, a quintessência da Rainha Negra, tem-se escondido nas sombras por décadas - culpada pelo adultério e morte de sua rival, que era uma das mulheres mais adoradas do mundo. Gradualmente e com cuidado, Camilla melhorou sua imagem - o suficiente para solidificar o seu lugar ao lado de Carlos e também assegurar seu futuro como próxima rainha. Mas, então, uma jovem, elegante, inteligente e deslumbrante Rainha Branca aparece, conhecida simplesmente como Kate. E captura a imaginação de todo o mundo - antes mesmo de reivindicar oficialmente o coração de seu amante real. Embora ela não tenha o histórico aristocrático e a experiência da Rainha Negra, provou ser bastante paciente e astuciosamente sobreviveu num meio de intrigas e dramas palacianos. E, agora, duas aspirantes a rainhas estão defendendo os interesses de seus reis". Este é um trecho do livro ‘Game of Crowns: Elizabeth, Camilla, Kate e Throne’, [Jogo das Coroas: Elizabeth, Camilla, Kate e o Trono], do jornalista norte-americano Christopher Andersen é muito fiel ao que se vive neste momento na corte britânica.

A carregar o vídeo ...
O momento em que Camilla Parker Bowles foi presenteada com uma coroa de papel

Sabe-se que Camilla nunca gostou de Kate. Certamente que já lhe adivinhava o carisma crescente. A sua proximidade teria feito soar os alarmes da agora rainha de Inglaterra. Será que a então namorada do príncipe William lhe fazia recordar Diana? Será que foi por antecipar o protagonismo que a jovem viria a ter que fez de tudo para que o enteado terminasse o romance? Segundo o jornal ‘The Sun’ a mulher do então príncipe Carlos tentou a todo o custo impedir o casamento do príncipe William com a filha de um casal de classe média que fez fortuna a vender produtos para festas.

QUIS IMPEDIR QUE KATE ENTRASSE PARA A FAMÍLIA REAL

Camilla não queria que o enteado se casasse com alguém de origem humilde. Além disso, dizia que Kate era "bonita, mas sombria". Segundo a imprensa britânica, a antiga duquesa da Cornualha teria apontado vários defeitos à namorada de William. Caiu até no ridículo de dizer que era baixa para entrar para a família real. Terá arquitetado várias manobras para que o casamento do príncipe herdeiro não se realizasse. Terá, inclusivamente, a Carlos para intervir. Sem sucesso, pois o amor de William por Kate falou mais alto e os dois subiram ao altar da Abadia de Westminster, em Londres, no dia 29 de abril de 2011.

A carregar o vídeo ...
Príncipes de Gales mostram bastidores da coroação

Outra coisa que doeu bastante a Camilla Parker-Bowles foi o facto da rainha Isabel II gostar mais de Kate do que de si. Ficou magoada com a sogra por esta considerar a mulher do príncipe William um verdadeiro "diamante", dos mais raros até, para a coroa de Inglaterra. A antiga monarca percebeu que a "neta" reunia em si todas as qualidades que elevaram a princesa Diana ao estatuto de mito: bonita, elegante, simpática, naturalmente afável, próxima do povo e atenta ao que se passa em seu redor. A nova princesa de Gales, tal como Lady Di, é também uma mãe dedicada e uma esposa zelosa. A seu favor tem ainda o facto de ser comedida, razoável e ponderada.

CIÚME E INVEJA 

São precisamente todas estas qualidades que fazem com que Camilla não goste da mulher do enteado. Sente um medo absurdo que a atual princesa de Gales seja mais popular do que ela... que é! No campo oposto a Kate, Camilla é tida como arrogante, presunçosa e snob, logo não consegue aceitar que a "nora emprestada" seja mais mediática e amada do que ela própria [voltamos ao conto infantil ‘Branca de Neve’]. Razão suficiente para que a antiga duquesa da Cornualha não esteja disposta a facilitar a vida a Kate. Ainda assim esforça-se para que em público não se note esta rivalidade nem a inimizade que sente pelo membro mais glamoroso da família real inglesa.

Mas a princesa de Gales sabe bem com o que conta. Vai tomando os seus cuidados, sem nunca deixar de desconfiar da mulher de Carlos III. Sabe bem o poder que exerce sobre o seu sogro e, como tal, evita fazer frente a Camilla. Kate é, acima de tudo, muito inteligente e já percebeu que não tem qualquer vantagem em incompatibilizar-se com a rainha. Ela conhece bem a história como a sua atual "sogra" traiu a mãe de William e de Harry.

Está ao corrente da forma como Camilla conseguiu conquistar a confiança da jovem e ingénua Diana. Seria ela que dava conselhos à futura princesa de Gales sobre a melhor forma de lidar com Carlos (alguns deles, como a própria Lady Di revelou anos mais tarde, eram muito íntimos). Aquela que foi apelidada de ‘Princesa do Povo’ acreditou que Camilla nutria por ela uma verdadeira amizade, nunca julgando que estava a ser enganada e traída. A aproximação de Camilla a Diana e conseguir conquistar a confiança da noiva foi a forma encontrada de se manter próxima do príncipe sem levantar suspeitas. Além disso, acabava sempre por saber, através da própria Lady Di, o que se passava entre portas.

A carregar o vídeo ...
Quem esteve à varanda com os reis Carlos III e Camilla? Veja no vídeo

Atenta, observadora e perspicaz, Kate Middleton segue, por isso, o lema "Mantenha os seus amigos por perto e os seus inimigos mais perto ainda". A bem da harmonia familiar e pela estabilidade da monarquia, a princesa de Gales decidiu não "levantar ondas". Ainda assim, está decidida a seguir o seu caminho e conquistar o lugar que considera seu por direito: aquele que foi de Diana, a sogra que não conheceu mas que aprendeu a amar através de William.

 

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável