
Morgan Freeman foi uma das personalidades a subir ao palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, na cerimónia dos Óscares, na noite do último domingo. O ator de 85 anos apresentou, ao lado de Margot Robbie, um tributo à Warner Bros. para celebrar o centenário do famoso estúdio norte-americano, mas o que saltou à vista foi a luva negra que trazia na mão esquerda.
Este era um cenário que já se havia visto na cerimónia de abertura do Mundial de 2022, no Qatar, que levou a que muitos fãs se tenham interrogado o porquê da utilização deste acessório. A explicação prende-se com um acidente de viação em agosto de 2008.
A estrela de filmes como ‘Sete Pecados Mortais’ conduzia o seu carro no estado do Mississippi, quando este colidiu e capotou várias vezes. Como consequência, Morgan Freeman sofreu lesões nos nervos da mão esquerda, que ficou imobilizada, mesmo depois de se ter submetido a intervenção cirúrgica. "É a fibromialgia. Que sobe e desce o braço, e fica mau, excruciante", disse numa entrevista à ‘Esquire’, em 2012.
Por isso, Freeman utiliza uma luva de compressão, que ajuda a que o sangue flua melhor naquela zona do corpo, atenuando as dores causadas pela condição. Esta, refira-se, limita várias atividades do seu quotidiano: por exemplo, o ator já não pode pilotar aviões, um ‘hobby’ que tinha previamente ao acidente, nem conduzir, e adaptou-se a jogar golfe somente com a mão direita.