
Tom Cruise é, porventura, o ator mais poderoso de Hollywood. É quase sempre sinónimo de sucesso onde mete as mãos e a energia, mas na vida pessoal as coisas não são bem assim. Ainda recentemente "fugiu" da cerimónia dos Óscares após saber que a ex-mulher Nicole Kidman também lá ia estar. Preferiu ir para a festa de aniversário do ator Michael Cane, no Reino Unido.
Mas não é só com Nicole que Tom tem problemas. Também com a ex-mulher Katie Holmes as coisas nunca ficaram bem resolvidas. E o mesmo acontece com a filha mais nova, Suri, que está prestes a completar 17 anos mas que não tem qualquer relação com o pai, de quem está totalmente afastada há muitos anos.
E a culpa, dizem várias fontes citadas por várias reportagens internacionais ao longo dos anos, deve-se à Cientologia, religião que Tom Cruise segue ferverosamente, colocando a sua crença acima da família. Terá sido por causa da Cientologia que se separou de Nicole Kidman e também de Katie.
Katie decidiu acabar com tudo quando percebeu que poderia perder a filha, numa altura em que Tom queria que a menina seguisse os preceitos da Cientologia de forma mais intensa. A separação do casal aconteceu em 2012, depois de se terem casado em 2006.
A atriz decidiu "fugir" da Cientologia e levou a filha. Tom Cruise estava a preparar tudo para que a filha mais nova seguisse um caminho designado Organização do Mar, ramo da Cientologia onde as crianças são educadas sob disciplina militar. Foi a gota de água para uma Katie, educada na Igreja Católica mas que se tinha convertido por amor à Cientologia. Contudo, abriu os olhos a tempo e pediu o divórcio: ficou com a custódia da filha para impedir que Cruise colocasse em prática os seus ensejos na educação da menina.
É sabido que a Cientologia obriga os seus membros a afastarem-se dos elementos da sua própria família que não sigam os preceitos desta religião. É por isso que Tom Cruise não tem qualquer relação com Suri há largos anos, apesar de pagar mensalmente as suas obrigações parentais. Já com os filhos que tem com Nicole Kidman a situação é diferente porque eles também fazem parte da Cientologia, tal como a mãe e as irmãs de Cruise.
A polémica Cientologia, que tem em Tom Cruise a sua cara mais mediática, foi criada em 1953 por L. Ron Hubbard, amigo pessoal do ator de Hollywood.