'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Mundo

Vladimir Putin: entre os excessos de botox e a encenação de uma virilidade exacerbada

Qual é a relação de Vladimir Putin com o seu corpo e com a sua imagem exterior? François Hourmant, autor do livro 'Pouvoir et Beauté, faz revelações inéditas sobre esta obsessão do presidente russo.
07 de março de 2022 às 12:41
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin
pub
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin
pub
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Vladimir Putin

Vladimir é hoje o homem de quem se fala no mundo inteiro e não pelas melhores razões. Muito se tem dito sobre o presidente russo depois deste ter ordenado a invasão à Ucrânia e ter desencadeado um conflito que muitos analistas consideram ser o início da III Guerra Mundial.

Contudo, François Hourmant, um professor francês de Ciência Política e autor do livro 'Pouvoir et Beauté', debruçou-se pela obsessão que o líder russo, aos 69 anos de idade, tem pela imagem. O verdadeiro culto do corpo! 

Numa entrevista publicada ontem, 6 de março, ao jornal 'L'Express', Hourmant revela  o vício que Putin tem pela cirurgia estética e pelas infiltrações de botox, tudo para eliminar os sinais da idade. Fala-se até num excesso destas práticas: "Houve uma mudança gradual até se transformar num duplo monstruoso de si mesmo", explicou o professor francês, referindo-se às várias intervenções na "testa, nas pálpebras e nas bochechas", que gradualmente transformaram o seu rosto.

Uma transformação que o levou a obter um rosto sem qualquer expressão, aquilo a que se chama a típica "poker face". "Fica-se com a impressão de se estar perante um monstro frio, desprovido de escrúpulos", opinou François Hourmant.

Neste entrevista, o autor do livro 'Pouvoir et Beauté' não deixa também de falar da virilidade que Vladmir Putin faz questão de exibir nas mais diversas situações: mergulhar nas águas geladas, a transmissão das lutas de judo e outras artes marciais, a pesca e a caça em tronco nu... "Tudo encenado", opina François Hourmant.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável