
"Uma conversa profunda e intimista onde partilho alguns dos melhores e piores momentos da minha vida…" escreveu Mariza como legenda de um vídeo que partilhou na sua conta de Instagram. Trata-se de um excerto de uma conversa que a fadista teve sobre a maternidade no podcast 'Maezicoisas'.
"As pessoas não têm a mínima noção da angústia que é ter um filho prematuro porque a gente não vive ao minuto, vive ao segundo (…) Eu rompi a placenta às 18 semanas, e por isso fui durante a noite para o hospital Santa Maria e houve uma médica que me disse que não havia nada a fazer e que íamos ter de interromper (…) Foi a noite mais longa da minha vida e de ter de tomar uma decisão", recorda emocionada.
Mariza continua a recordar os tempos mais dramáticos que viveu na gravidez do seu único filho, Martim: "Eu disse que não iria interromper a gravidez. Faltavam quatro dias para as 26 semanas e eu infetei, e ele teve de nascer. Ele nasceu com 800 gramas. Por acaso tinha mais peso do que se poderia imaginar (...) Ele fica internado 190 dias e os médicos dizem que se ele fosse um adulto provavelmente ele não deixaria fazer", lembra ainda.
"Há um dia que eu chego ao hospital e a equipa médica diz que já fizeram tudo o que podiam fazer com o Martim e se no prazo de uma semana não melhorasse eles iriam desligar a máquina (…) Eu fui buscar a minha mãe e fui para Fátima direto, eu pedi, eu chorei.. Eu fiz tudo. E prometi que se ele morresse, eu nunca mais cantava…" assume a fadista sem conseguir esconder a emoção.